sexta-feira, 09 dezembro 2022

MUNDIAL DE FUTEBOL – CO…

Dez. 08, 2022 Hits:533 Opinião

Parado no tempo

Dez. 07, 2022 Hits:374 Crónicas

Tempo

Dez. 04, 2022 Hits:177 Opinião

Diaversário

Dez. 04, 2022 Hits:311 Crónicas

A Justiça

Dez. 03, 2022 Hits:406 Crónicas

Dá-se com as duas mãos

Nov. 29, 2022 Hits:921 Crónicas

DEPOIS DO EUROMILHÕES

Nov. 27, 2022 Hits:800 Crónicas

PORTUGAL É RONALDO E RON…

Nov. 24, 2022 Hits:295 Opinião

Crónica triste para um d…

Nov. 20, 2022 Hits:173 Opinião

Em Ocasiões Especiais

Nov. 20, 2022 Hits:552 Crónicas

Entretenimento

  1. Entrevista
  2. LusoPodcast
  3. Foto do Mês
  4. Lifestyle

ELEIÇÕES: O Café Portugal foi o ponto de encontro para os liberais em bruxelas





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


O Café Portugal, em Bruxelas, foi uma vez mais ponto de encontro para os liberais da diáspora. Na passada quarta-feira, os candidatos pelo círculo da Europa reuniram-se para um jantar com membros do partido e simpatizantes, como no passado mês de Janeiro - e desta vez contaram com a presença de João Cotrim Figueiredo. 

“Não podia deixar de estar presente”, afirmou João Cotrim Figueiredo, logo no início do jantar. “Os círculos eleitorais da emigração mereceram todo o nosso empenho durante a campanha inicial, mas merecem-no ainda mais depois da forma vergonhosa como os seus votos foram tratados nestas eleições legislativas.” 

“Aqui estamos uma segunda vez, por más razões mas com o mesmo entusiasmo”, corroborou a cabeça-de-lista, Carolina Correia Diniz. “Infelizmente vamos tendo notícia de que há boletins de voto que não estão a chegar aos eleitores. O Estado português tem de tirar as devidas ilações deste processo lamentável. Tem de haver uma reforma profunda na rede consular, na forma como as votações decorrem, enfim, na relação entre o aparelho estadual e as comunidades portuguesas no estrangeiro, como dissemos desde a primeira hora”.

À mesa partilharam-se experiências e boas práticas de outros países, em matérias como mobilidade, educação ou fiscalidade. O presidente do partido não escondeu a sua satisfação com o que foi ouvindo: “É inspirador falar com os portugueses que estão no estrangeiro e para quem a distância não fez esmorecer o desejo de contribuir para um país melhor.” 

Mas a liberdade foi sem dúvida o tema dominante: “Durante a pandemia vimos que as liberdades individuais podem rapidamente ficar em risco. Mas agora temos o horror da guerra na Europa e vemos que nunca a liberdade, a democracia liberal ou os mais elementares direitos humanos podem ser dados por adquiridos. Têm de ser valorizados, promovidos e protegidos todos os dias. O drama da invasão da Ucrânia pela Rússia mostra o que muitos não quiseram ou souberam ver: a tirania e a opressão estão às nossas portas, na sua forma mais brutal.” 

Na 5.ª feira a comitiva estará em Berlim, para um almoço com o Embaixador Francisco Ribeiro de Menezes, seguido de visitas e contactos com a comunidade portuguesa na Alemanha.


ELEIÇÕES: João Cotrim Figueiredo em Bruxelas (Áudio)


Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos

Adicione o seu comentário aqui!

luso.eu Jornal Comunidades

TEMOS NO SITE

Temos 695  pessoas que estão a ver esta página no momento, e 0 membros em linha

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

News Fotografia