Colocámos cookies no seu computador para melhorar a sua experiência no website. Ao utilizar o site, está a concordar com o seu uso. Ler mais

Lusoproductions  has placed cookies on your computer to help improve this site. By using this site, you are consenting to its usage. Ler mais

Trazer a imagem da nossa Senhora de Fátima às comunidades portuguesas de Sint Katelijne Waver, Mechelen, Rumst e Duffel, no ano em que se comemoram os 100 anos das aparições, e expô-la na Igreja de Onze Livre Waver, era o  objectivo de uma casal de portugueses, a Ana e o Bruno primeiro e depois  juntou-se a Helena e o Alfredo.
Como esta zona tem muitos portugueses, a trabalhar nas estufas de tomate e flores, foi facil começarem a surgir iniciativas.

A procissão em honra de nossa Senhora voltou a ser organizada em  Setembro e em Novembro, pelo São Martinho, surgiu a ideia de uma  festa convívio, onde foi possível reunir  cerca de 60 pessoas.

Com o apoio do padre Karl Abts, para  o evento em honra de Nossa Senhora de Fátima, no dia de São Valentim, foi possível  disponibilizar a sala de eventos da paróquia, que esgotou os seus 150 lugares. Vieram portugueses de Gent, Bruxelas, Antuerpia, Deurne, Sint Nikklas, Hoogstraat, Mechelen, Duffel e Rumst.  Para surpresa dos organizadores portugueses a comunidade belga também aderiu de forma espontânea.

O convívio permitiu mostrar a rica gastronomia portuguesa, onde não faltaram os pratos, os doces, as bebidas tradicionais, que fez as delícias dos belgas e dos portugueses.
 A acompanhar atuou o grupo de acordeão e concertina  o rancho da APEB, que tem a sua sede em Bruxelas.

As atividades não se ficaram por aqui. Houve a visita de uma equipa de futebol belga de Mechelen e de uma turma de belgas, que estão a estudar português, como hobby em Heist-Op-Berg. Foi agradável  mostrar à comunidade belga o bem-estar que os portugueses sentem na Bélgica, apesar das saudades de Portugal.
De realçar ainda que o evento foi coberto pela WEB TV Luso Produções, que fez entrevistas aos organizadores e ao Senhor Padre.

Animados pelo sucesso da iniciativa, já está marcado para o dia 14 de Maio, após a missa celebrada em português, em honra da Senhora de Fátima, pelas 11horas na igreja em Onze Livre Waver (2861), um novo convívio, cheio de surpresas e boa disposição.

Conecte-se

Se deseja inscrever-se na nossa newsletter, Digite seu endereço de e-mail.