Colocámos cookies no seu computador para melhorar a sua experiência no website. Ao utilizar o site, está a concordar com o seu uso. Ler mais

Lusoproductions  has placed cookies on your computer to help improve this site. By using this site, you are consenting to its usage. Ler mais

Este tornou-se um projeto independente de grande dimensão e, por isso mesmo, desafiante em termos de financiamento. Como concretizar um projeto destes, quando a grande maioria das editoras já não tem capacidade para suportar os gastos de produção de um álbum, os números de vendas de discos têm descido a uma velocidade vertiginosa nos últimos anos, e a maioria do que um músico produz é oferecido na internet, sem qualquer tipo de retorno económico?

É aqui que entra o crowdfunding, ou, neste caso, fan funding, um sistema de financiamento coletivo que tem tido cada vez mais sucesso entre músicos independentes, e em que estes são apoiados diretamente pelos seus fãs, através de uma plataforma online. O público tem a possibilidade de comprar antecipadamente o novo álbum - em formato digital ou em CD (enviado por correio assim que seja impresso) - ou encomendar um ou mais itens disponíveis através do site, como, por exemplo, uma aula particular com algum dos elementos da banda, bilhetes para um concerto com possibilidade de visitar os bastidores, uma ida ao estúdio em dia de gravações do disco, etc.

Este sistema traz vantagens tanto para o músico como para o seu público. Permite que o músico estabeleça um contacto sem intermediários com os seus seguidores, obtendo um feedback imediato em relação ao seu trabalho, e financiando assim projetos que, de outra forma, seriam praticamente impossíveis de concretizar. Os fãs têm a oportunidade de usufruir de uma maior proximidade com o artista, tendo acesso não só às ofertas exclusivas através da página, mas também vídeos, fotografias, partilhas pessoais, download de músicas de álbuns anteriores, etc., que o artista vai enviando ao longo da campanha. Para além disso, os participantes serão os primeiros a receber o novo álbum, mesmo antes que este esteja à venda nas lojas. 

Para participar nesta iniciativa, os interessados deverão visitar o site www.pledgemusic.com/projects/sribeiro, onde terão acesso a uma lista de opções, com valores que vão de $10 até $2500, como, por exemplo, o download do álbum em mp3 ($10), o novo CD enviado por correio assim que esteja pronto ($20), uma aula de canto com a cantora ($80), bilhetes para um concerto seu em qualquer parte do mundo ($65), a realização de um vídeo em que ela interprete uma canção à escolha ($300), um passe para todos os seus concertos nos próximos três anos ($600) e um concerto privado com a banda ($2500), entre muitas outras possibilidades.
Este projeto só será financiado quando houver suficientes contribuições, de forma a alcançar os 100% do alvo definido. Caso contrário, os valores previamente disponibilizados pelos utilizadores não chegam a ser debitados.

Ao apoiar este projeto, estarão também a apoiar a instituição "Safe passage/Camino seguro”, que faz um trabalho notável com as crianças (e suas famílias) da comunidade "Guatemala City Garbage Dump" (para mais informação, por favor visitar www.safepassage.org).
Ficamos todos à espera do novo álbum, mas de uma forma ativa, apoiando com a nossa contribuição, por mais pequena que seja, e passando palavra, aproveitando também para divulgar ainda mais o trabalho de uma artista portuguesa que merece ser cada dia mais conhecida e reconhecida pela seu trabalho.

Conecte-se

Se deseja inscrever-se na nossa newsletter, Digite seu endereço de e-mail.