Colocámos cookies no seu computador para melhorar a sua experiência no website. Ao utilizar o site, está a concordar com o seu uso. Ler mais

Lusoproductions  has placed cookies on your computer to help improve this site. By using this site, you are consenting to its usage. Ler mais

Dia de Portugal, dia de unidade e de fraterna convivência. No país, mas também além-fronteiras, onde se comemora, com altivez - o dia 10 de Junho - no tríplice evento: Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas espalhadas pelo Mundo. Uma data que acentua, de forma mais evidente, as Comunidades Portuguesas e o poeta Luís Vaz de Camões, que também ele terá vivido emigrado, durante muitos anos! Os emigrantes consentem, de bom grado, este “santo patrono”, autor de “Os Lusíadas”, o maior épico português.
Para assinalar tão significativa data, organizam-se, um pouco por toda a parte, manifestações populares com, festas, exposições, conferências, concertos, provas desportivas, espetáculos… e aos quais se associam os mais diversos discursos e outras mensagens, com aliciantes promessas de um futuro melhor!... É assim, distinguida a passagem de mais um Dia Nacional, nos cinco Continentes!
Na Bélgica, mantem-se a tradição na receção oficial, nas instalações da Embaixada. Profícuo encontro com dirigentes associativos, empresários, entidades militar e religiosas e demais agentes da sociedade civil com ligação à nossa diáspora. Ocasião distinta para os cumprimentos ao Sr. Embaixador e outros representantes do corpo Diplomático.  
No Bois de la Cambre, local privilegiado e pulmão da cidade de Bruxelas, realizou-se a grande festa popular do 10 de Junho; manifestação sociocultural que junta a comunidade e sociedade de acolhimento. O sucesso das festividades deve-se, em boa medida, ao movimento associativo que assume e desenvolve a variedade e a qualidade gastronómica; tudo bem regado com os melhores vinhos portugueses. E como não podia deixar de ser, lá estava o folclore, com as suas cantigas e danças tradicionais.

Em momento oportuno, subiram ao estrado as entidades da diplomacia e do poder local. Houve troca de agradecimentos e outros recados de incentivo e promoção mutua. O novo Embaixador de Portugal na Bélgica, António Alves Machado, teceu rasgados elogios à comunidade, na sua riqueza e diversidade, que conhece bem e da qual muito se orgulha!

 

Conecte-se

Se deseja inscrever-se na nossa newsletter, Digite seu endereço de e-mail.