Colocámos cookies no seu computador para melhorar a sua experiência no website. Ao utilizar o site, está a concordar com o seu uso. Ler mais

Lusoproductions  has placed cookies on your computer to help improve this site. By using this site, you are consenting to its usage. Ler mais

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O grupo etnográfico “O Ribatejo”  nasceu em 2014 em Bruxelas com o objectivo de partilhar universalmente a cultura portuguesa, especialmente a cultura ribatejana.

“O Ribatejo” é composto por elementos dos 6 aos 60 anos, que têm em comum o amor  à dança, à música e ao folclore. Representam a região do Ribatejo, terra de touros, forcados e Campinos e mostram a quem assiste às suas actuações, um retrato vivo da vida no Ribatejo do início do século XX, através dos trajes, canções, danças e jogos tradicionais.

O Grupo Etnográfico “O Ribatejo”  tem efectuado no país e no estrangeiro diversas actuações em festas e festivais.
A forma como se apresentaram, como dançam e como actuam para os portugueses e estrangeiros, honram o nosso país, mostrando o que de melhor se faz em termos de folclore.

A Região do Ribatejo

A região do Ribatejo é uma província do centro de Portugal e abrange 17 dos 21 concelhos de Santarém (os outros 4 pertencem à Beira) e está dividida em três: Lezíria, Bairro e Charneca.
A Lezíria compreende a área de planície que é inundada pelo rio Tejo e terrenos adjacentes com excelentes pastagens para gado bovino e equino.

O Bairro surge na margem direita do Tejo, onde podemos encontrar belos olivais, vinhas e cearas.
A Charneca estende-se da margem esquerda do rio Tejo até ao Alentejo onde em certos locais podemos encontrar também o cultivo de cereais, vinha, bem como arroz.

Os seus habitantes dizem-se orgulhosamente "Ribatejanos" e é uma região conhecida pela cultura de cereais, bons vinhos, pelo  "fandango", touros, forcados e Campinos.
Os campinos ribatejanos da Lezíria e da Charneca usam como traje de gala, a camisa branca, colete encarnado, calças e capote azuis, meia branca e barrete verde com borda encarnada. Os campinos ribatejanos do Bairro usam como traje de gala: camisa branca, colete negro, calças e capote negros, meia branca e barrete negro.

Conecte-se

Se deseja inscrever-se na nossa newsletter, Digite seu endereço de e-mail.