Colocámos cookies no seu computador para melhorar a sua experiência no website. Ao utilizar o site, está a concordar com o seu uso. Ler mais

Lusoproductions  has placed cookies on your computer to help improve this site. By using this site, you are consenting to its usage. Ler mais

Radicado hà mais de 50 anos em Bruxelas o realizador português Joao Corrêa lançou o seu livro, éditado pela ORFEU no prestigioso e simbolico Hôtel de Ville de Bruxelles no dia 7 de Março 2016 “ Sousa Mendes-Le Consul de Bordeaux”-Regards sur la Belgique et l’Europe au XXème siècle-Prefacio do escritor Pierre Mertens.

Com contribuiçoes dos ministros  françêses  Jack Lang e Jacques Toubon.

Livro jà em venda nas librarias d’Etterbeek ,Ta Page (Cours St.Michel) et Le Livre d’Or 37 Rues de Tervaete.(1040 BRUXELLES).

Ao mesmo tempo o film “O Consul de Bordeaux” està atualmente nas telas do cinema Actor’Studio 16 Petite Rue des Bouchers , 1000Brux. Tel/ 02 512 16 96.

Para apresentar o livro as édicoes ORFEU poderão contar com a presença de mais de 150 pessoas entre as quais o Embaixador de Portugal na Belgica …….de .representantes dos partidos politicos democratas belgas CDH, ECOLO, MR, PS, e de representantes diplomaticos  da França de Espanha, Italia, Angola e Portugal.

Charlote Gutman présidente de l’ORT apresentou as diversas personalidades presentes na salla Gothique e deu a palavra ao Joaquim Pinto da Silva diretor das édiçoes ORFEU que salientou o apoio das autoridades da  Cidade de Bruxellas e de diferentes  associaçoes culturais, tais como o B’nai B’rith de Bruxelas, as associacoes catolicas portuguêsas de EMAUS, o Instituto Europeu Sefarade, Belga Queen, Lusojornal de Paris  ,e de New York  a International Raoul Wallenberg Foudation e o International Angelo Roncali  Comity.
ORFEU agradeceu tambem o apoio para o “cocktail dinatoire” das sociédades portugêsas , Solar e Sinfonia dos Sabores.

Tomaram a palavra para relevar as qualidades humanistas  do livro de Joao Correa, o barao Ludo de Vleeschauwer criança de 14 anos em 1940 em Bordeaux , os escritores Rivka Cohen,  Geert Van Istandael  e o Professor  da ULB Isy Pec,  que tambem retraçarao o percurso de Aristides de Sousa Mendes –O consul de Bordeaux-.

O Consul de Bordeaux em Junho 194O contra a politica do ditador Salazar, decidiu de lhe desobedecer ao seu governo  e de salvar mais de 34.000 pessoas de uma morte certa.

Morreu pobre miseravel esquecido de todos, a homenagem na Salle Gothique de la Ville de Bruxelles no dia 7 de Março 2016 foi considerada pelo Professor Pelc, como uma contribuiçao à historia da luta pela liberdade da Cidade de Bruxelas capital da Europa.

Conecte-se

Se deseja inscrever-se na nossa newsletter, Digite seu endereço de e-mail.