Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor.

MENSAGEM DO EMBAIXADOR DE PORTUGAL

IDT-N°/ : 5208

Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Caros Compatriotas,

Caros falantes da Língua Portuguesa e Amigos da Lusofonia,

Hoje, dia 5 de Maio, celebra-se pela primeira vez o Dia Mundial da Língua Portuguesa, proclamado pela UNESCO.

O Português é uma das línguas mais importantes e faladas em todo o planeta, uma língua que une países e milhões de pessoas nos cinco continentes.

Disse Fernando Pessoa que “A minha Pátria é a Língua Portuguesa”; neste dia, mas também em todos os dias, devemos falar, aprender, ensinar e transmitir aos nossos filhos esta enorme riqueza que nos pertence e que demos ao mundo. Esta é uma responsabilidade de todos nós.

O dia 5 de Maio é também o Dia da Comunidade dos Povos de Língua Portuguesa; encontrando a sua base e inspiração numa língua comum, a CPLP tem-se afirmado progressivamente como uma organização que constrói a sua identidade e intervém no espaço público com tomadas de posição e iniciativas políticas, culturais e de cooperação; hoje a CPLP é reconhecida como uma Organização que aproxima as instituições e as sociedades civis dos seus Estados membros e observadores, e que assume uma crescente importância internacional em numerosos domínios.

Neste dia, e em todo o mundo, associamo-nos à comemoração do Dia Mundial da Língua Portuguesa. Tal como se lê no Aviso mais abaixo, o Instituto Camões disponibilizou no YouTube um excelente vídeo que vos convido a ver do princípio ao fim. Garanto que vale a pena! 

 O evento comemorativo do Dia Mundial da Língua Portuguesa, organizado pelo Camões, I.P., em parceria com CPLP, UNESCO e  ONU News será  disponibilizado a partir das 12h00 de dia 5 de maio no canal Camões, I.P. do YouTube.

O evento incluirá testemunhos do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, do Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, do primeiro-ministro português, António Costa, do chefe de estado de Cabo Verde e presidente em exercício da CPLP, Jorge Carlos Fonseca, do secretário-executivo da CPLP, Francisco Ribeiro Telles, e de Sampaio da Nóvoa, representante de Portugal na UNESCO.

Testemunhos de escritores, desportistas, cientistas, artistas e demais individualidades gravados em vídeo serão igualmente divulgados, procurando dar expressão à dimensão pluricêntrica da Língua Portuguesa. Manuel Alegre, José Ramos-Horta, Mia Couto, Germano Almeida, Maria Manuel Mota, Adriana Calcanhotto, Fernando Pimenta, Flora Gomes, Carminho, Milton Hatoum e o Cardeal José Tolentino Mendonça são algumas das individualidades.

Um concerto com os cantautores Aline Frazão (Angola), Ivan Lins (Brasil), Teófilo Chantre (Cabo Verde), Manecas Costa (Guiné-Bissau), Stewart Sukuma (Moçambique), João Gil (Portugal), Tonecas Prazeres (São Tomé e Príncipe) e Zé Camarada (Timor-Leste) encerrará o evento, que permanecerá disponível e de acesso público no YouTube.

Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor.

Tony Da Silva
Director : luso.eu e operador de camera na CBN News / Jornalismo
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor.

Entre em contacto :  Tony da Silva Perfil: Info

Textos deste autor:

RECOMENDADOS PARA SI

Últimos Tweets

Candidatura de Rui Gomes da Silva às eleições do Benfica formalizada na Luz https://t.co/1aF5z3dRXo
Francisco Guerreiro recusa financiamento de atividades tauromáquicas pela PAC https://t.co/Hg6x5sNqDW
"É necessário assegurar a diversidade geográfica da abertura das mesas de voto", Pedro Rupio https://t.co/rZo1l8mTns
Follow Jornal das Comunidades on Twitter