Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades Portuguesas - O Futuro é a Europa
quinta-feira, 30 novembro 2023

O viciante negócio das a…

Nov. 30, 2023 Hits:265 Opinião

Em Loulé

Nov. 29, 2023 Hits:360 Apontamentos

FERREIRA DO ZÊZERE

Nov. 27, 2023 Hits:408 Crónicas

Portugal: António Costa…

Nov. 22, 2023 Hits:271 Opinião

Em Faro

Nov. 22, 2023 Hits:1299 Apontamentos

TERRA MORNA

Nov. 21, 2023 Hits:614 Crónicas

LENDA DO RIO LIMA

Nov. 20, 2023 Hits:61 Crónicas

Um Conselho de Amigo

Nov. 18, 2023 Hits:899 Opinião

ENSEADA DE CRISTAL

Nov. 13, 2023 Hits:577 Crónicas

A instabilidade crónica …

Nov. 08, 2023 Hits:179 Opinião

HÁ VIDA NOS MUSEUS

Nov. 08, 2023 Hits:406 Crónicas

O Futuro é a Europa





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


As crises recentes que enfrentámos enquanto coletivo - das migrações, da pandemia, e da mais recente agressão russa à Ucrânia - vieram reafirmar (mesmo para os mais distraídos) que no contexto mundial atual em que somos colocados perante desafios complexos, e ameaças mundiais de natureza transnacional, qualquer resposta ao nível do tradicional Estado-Nação será insuficiente, para não dizer insignificante. Neste contexto, a cooperação entre Estados e a partilha de políticas comuns ou supranacionais reveste-se de uma particular importância, sendo uma ferramenta imprescindível no contexto atual, quer para proteger os interesses do coletivo, quer para defender os interesses do Estado-Nação.

Apesar das críticas apontadas ao projeto europeu, nenhum crítico (ou cético) consegue negar um facto inquestionável: a UE foi o garante da paz, estabilidade e democracia entre países que historicamente travaram várias guerras regionais e duas mundiais. A natureza da UE assenta numa lógica de negociação e diálogo permanentes que permitem apaziguar tensões, construir respostas comuns que possam resolver as preocupações e interesses, por vezes, divergentes e assim chegar a compromissos que possam ser satisfatórios para o interesse coletivo, e para os interesses nacionais.

Esta negociação permanente tem tendência a tornar os processos de decisão lentos. Muitos apontam esta lentidão como o calcanhar de Aquiles do projeto Europeu.

Num mundo em mutação constante e rápida, a Europa só poderá pesar politicamente neste xadrez mundial instável, se for capaz de tomar decisões em tempo útil, sem perder tempo em imbróglios técnicos e burocráticos.

Para que tal aconteça, a Europa (tal como outras instituições multilaterais) terá de rever os seus métodos de funcionamento, tornando as tomadas de decisão mais céleres aproveitando o potencial ainda existente no Tratado de Lisboa ou, em alguns casos, abrindo uma discussão sobre uma possível - mas difícil - reforma dos tratados. Este não será um processo fácil e dependerá do eterno equilíbrio europeu entre soberania nacional e soberania supranacional.

Se quiser defender os seus interesses e responder às expetativas dos cidadãos, a Europa só poderá seguir um caminho: reformar-se,  fortalecer a sua autonomia e assumir, por inteiro, o seu potencial político e económico.

Luso.eu - Jornal das comunidades
André Costa
Author: André CostaEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades
Partilhe o nosso conteúdo!

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 211  pessoas que estão a ver esta página no momento, e 0 membros em linha

Top News Embaixada

EVENTOS ESTE MÊS

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

News Fotografia

0
Partilhas
0
Partilhas