sábado, 25 março 2023

A Cigarra e a Formiga - R…

Mar. 25, 2023 Hits:119 Opinião

Na Figueira da Foz

Mar. 24, 2023 Hits:310 Apontamentos

TANTA DOR OUVIDA EM TRIBU…

Mar. 23, 2023 Hits:267 Opinião

SANFINS DE FERREIRA, HOJE

Mar. 20, 2023 Hits:352 Crónicas

A morte de Sara Carreira …

Mar. 17, 2023 Hits:229 Opinião

Do verão quente de 1975 …

Mar. 14, 2023 Hits:158 Opinião

Por terras de Penacova

Mar. 14, 2023 Hits:573 Apontamentos

O que é um socialista ?

Mar. 13, 2023 Hits:411 Opinião

A GUERRA ATÉ AO FIM!

Mar. 07, 2023 Hits:367 Opinião

É Nisa, é nosso

Mar. 06, 2023 Hits:1016 Apontamentos

Intermitências da Pandemia – o “novo normal”





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


O tema que me apraz partilhar com base nalgum do meu pensamento – ainda estou a tentar perceber se pensar muito me faz mais feliz ou não – é o turbilhão de emoções que temos vivido desde que um humano foi infetado por uma doença transmitida por morcegos. Se ainda fosse algo aproximado ao Batman, que de alguma forma melhorava a humanidade...mas não! Bem em alguns aspetos talvez.

Sou professor numa escola de ensino internacional, que com a crise financeira causada pela pandemia viu algumas famílias incapacitadas de manter os filhos sobre a nossa orientação pedagógica. Porém, a rápida adaptação da nossa instituição ao ensino online, forçado pela quarentena, foi reconhecida por locais e não só, de tal forma que este ano recebemos novos alunos devido a esse sucesso. Outras famílias descobriram cá na Ilha da Madeira um “refúgio” com qualidade de vida e menores efeitos da pandemia que nos trouxe ainda mais alunos.

No desporto de alta competição, os campeonatos foram interrompidos há cerca de seis meses, muitos clubes entraram em lay-off, e os jogadores ficaram privados de jogar cerca de cinco meses. Por mais trabalho físico que se faça para manter o que for possível, faltam rotinas de jogo que condicionam o retorno da qualidade competitiva. Ainda assim, alguns clubes reajustaram objetivos e dinâmicas de funcionamento que poderão surtir efeitos positivos na sua estabilidade desportiva e financeira.

O exercício, que de repente foi tão valorizado na quarentena – agora a falta de tempo já não era desculpa –, também foi bafejado pelos ventos da sorte que trouxeram mais praticantes. Os ginásios voltaram a ficar disponíveis, porém, não houve a enchente que se poderia almejar, mas ainda assim desenvolveram-se mais iniciativas de exercício ao ar livre possivelmente atraindo novos praticantes. 

A sensibilidade das pessoas aumentou exponencialmente. Estou certo de que um psicólogo saberá explicar melhor isto do que eu, por isso vou pela via empírica. É que a “malta” agora tende a ofender-se ainda mais facilmente do que antes. Racismo, xenofobia, bullying, clubismos, direita, esquerda, público nos estádios, liga dos campeões, estratégias de controlo da pandemia...ei... calma! Julgo que mais racionalismo e menos emoção acéfala poderá ajudar a encontrar um posicionamento mais coerente e estratégias viáveis. Mas deixo este tema para outro texto, talvez o próximo. 

Devemos agora procurar o que eu chamo de “novo normal”. Os tempos são outros (já o seriam mesmo sem a Covid-19) e tal como noutros momentos da nossa vida temos que nos adaptar. Temos os nossos sonhos, apesar de condicionados pela liberdade que é possível neste contexto. Vamos aprender a ser felizes com menos, mas com o possível do agora, até que seja objetivamente possível e coerente querer mais.

Termino com um pensamento estoico, corrente filosófica que tanto aprecio, de um dos seus principais autores, Séneca: “Por vezes viver é um ato de coragem!”. Vamos lá ter coragem de refletir, aprender, mudar, melhorar e ser feliz com o “novo normal”.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Afonso Franco
Author: Afonso FrancoEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos

Adicione o seu comentário aqui!



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades

luso.eu Jornal Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 452  pessoas que estão a ver esta página no momento, e 0 membros em linha

Top News Embaixada

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

EVENTOS ESTE MÊS

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

News Fotografia