segunda-feira, 28 novembro 2022

DEPOIS DO EUROMILHÕES

Nov. 27, 2022 Hits:287 Crónicas

PORTUGAL É RONALDO E RON…

Nov. 24, 2022 Hits:261 Opinião

Crónica triste para um d…

Nov. 20, 2022 Hits:139 Opinião

Em Ocasiões Especiais

Nov. 20, 2022 Hits:513 Crónicas

Os sonhos adiados

Nov. 19, 2022 Hits:206 Crónicas

IXELLES – UMA VILA DESO…

Nov. 15, 2022 Hits:251 Opinião

CRIANÇA PRESA NO PENICO

Nov. 13, 2022 Hits:463 Crónicas

Duas tardes em Coja

Nov. 13, 2022 Hits:796 Apontamentos

Esta vida de hipster

Nov. 08, 2022 Hits:127 Crónicas

Ladroagem Eleitoral

Nov. 06, 2022 Hits:337 Opinião

O “Auto Suicídio” de…

Nov. 04, 2022 Hits:342 Opinião

HÁ GOVERNO? SOU CONTRA!





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Fui educado, ainda no tempo do anterior regime, com a máxima, «Há Governo? Sou Contra!». 

Depois, depois da revolução, o meu pensamento mudou com a percepção do que era a política e a partidarite. «Há Governo e é do meu Partido? Sou a Favor! Se não o for, Sou Contra!». 

Mais tarde, cresci, e desde há já uns anos que ...

Para mim, que não sou "sócio" de nenhum partido político, mas que, como qualquer de nós, gosto mais de uns do que de outros, <Qualquer Governo que governe bem, é um Bom Governo>.

Para mim, estas coisas não são como os clubes de futebol ou como as confissões religiosas, que cada um nasce com as suas, são educados assim, já o paizinho assim o era, e nunca mudam, porque sendo intrinsecamente suas, estas ideias, que nunca foram opções, são as melhores.

Para mim, que de política percebo menos que nada, mas penso, um governante, se for honesto, competente, atento, e tiver sentido de Estado, tem tudo para ser um bom governante.

E ainda, para mim, o chefe dos governantes, o chamado governante-mor, tem de cumprir e fazer cumprir todos estes itens, sem falhar nenhum, e tem, obviamente, de ser um líder, é um exemplo, para o Governo e para a Nação.

Ora aqui chegados, digo eu, parafraseando o nosso povo, a porca tem tendência a torcer o rabo.

Nos 22 governos constitucionais que o nosso País teve, nos últimos 48 anos, tivemos alguns ministros competentes. Tivemos alguns ministros honestos. Tivemos, ou melhor, não sei se chegamos a ter tido mais que um ou dois com sentido de Estado. E, não me lembro de termos chegado a ter um só que fosse, com tudo isso ao mesmo tempo. E quanto aos que foram chefes deles todos, também só tivemos um ou dois líderes.

Para tanta luta e conquista ao longo de tantos anos, para tanta suposta democracia conquistada, para tanta mudança radical que se queria para melhor, para tanta excelência nos mandantes que passamos a ter, tudo isto tem sido, convenhamos, muito pouco, mesmo poucochinho.

E, hoje, finalmente, ao fim de cinco meses, temos um novo Parlamento, e amanhã teremos um novo governo, mais curto que o anterior, publicitado com mais ministros mulheres do que ministros homens, como se só com isso se fizesse um bom governo.

Lá vamos conviver diariamente com caras conhecidas, algumas por más razões, com alguns freteiros que foram reconhecidos e subiram mais um degrauzito no aparelho, com alguma incompetência de um ou de outra, e com algumas caras que, desconhecendo-as, politicamente falando, me abstenho de sobre elas fazer considerandos. A ver vamos no que dão!

Que bom seria se pelo menos um deles tivesse as qualidades que eu reputo de essenciais, mas todas ao mesmo tempo. 

O chefe?, bem, o chefe é o mesmo e já todos sabemos do que a casa gasta.

- Por decisão do autor, este artigo encontra-se escrito em Português, e não ao abrigo do «novo acordo ortográfico».

Luso.eu - Jornal das comunidades
José Fernando Magalhães
Author: José Fernando MagalhãesEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos

Adicione o seu comentário aqui!

luso.eu Jornal Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 695  pessoas que estão a ver esta página no momento, e 0 membros em linha

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

News Fotografia