Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades Portuguesas - Esta vida de marinheiro
quinta-feira, 22 fevereiro 2024

COMPETÊNCIA CÍVICA

Fev. 15, 2024 Hits:306 Crónicas

UNIVERSITAS

Fev. 14, 2024 Hits:232 Crónicas

CIDADÃO DECISOR

Fev. 10, 2024 Hits:196 Crónicas

Desconsideração políti…

Fev. 09, 2024 Hits:590 Opinião

Haja diferenças!

Fev. 07, 2024 Hits:274 Opinião

O Homem: um ser limitado

Fev. 06, 2024 Hits:230 Crónicas

O BANCO NOVO

Fev. 06, 2024 Hits:370 Crónicas

Entre a Esperança e a In…

Fev. 04, 2024 Hits:201 Opinião

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Fev. 04, 2024 Hits:323 Crónicas

«Tentar definir a minha …

Jan. 30, 2024 Hits:1447 Crónicas

Tudo na vida muda - até …

Jan. 28, 2024 Hits:282 Opinião

Esta vida de marinheiro





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


A visita ao navio escola Sagres, ancorado na Ribeira, no Porto, no âmbito das comemorações do Dia da Marinha, vem alertar os visitantes para as potencialidades do mar

2 minutos de leitura

O navio escola Sagres continua atracado no cais da Ribeira no Porto até à próxima quarta-feira, apesar das comemorações oficiais do Dia da Marinha terem terminado ontem, domingo. Se no primeiro dia das visitas, em pouco mais de 20 minutos, se formou uma longa fila de famílias, turistas, escolas e reformados, durante a semana será mais bem tranquilo. Praticamente sem fila de espera, será possível visitar aquela barca com a figura do Infante D. Henrique na proa e com a frase inscrita no leme «a patria honrae que a patria vos contempla». Esta frase do poeta Luís Vaz de Camões que a Marinha de Guerra adoptou como lema, enaltece o seu espírito, apesar de ser desconhecida de muitos, num país de costas voltadas ao mar.

A Zona económica exclusiva (ZEE) de Portugal é a 3.ª maior da União Europeia, de tal ordem que 11% da ZEE da União Europeia pertence a Portugal.

O navio escola Sagres e o Dia da Marinha têm como objectivo despertar a população portuguesa para as oportunidades no mar. A economia do mar apenas contribui em 5% para a formação do PIB (todos os bens e serviços finais produzidos), o que é manifestamente reduzido face às potencialidades que o mar oferece.

Mas também está em causa a sustentabilidade dos oceanos, a sua exploração equilibrada, os impactos das alterações climáticas na biodiversidade costeira e a poluição marinha. A tecnologia passou a estar ao serviço do conhecimento dos mares, tratando-se de um novo paradigma na navegação. Portugal deve assumir o seu papel de potência marítima no seio da Europa e do mundo.

A Marinha precisa de estar em articulação com a comunidade portuguesa, para desenvolver uma ciência cidadã voltada para o oceano. Tal como a bússola do navio-escola Sagres, deverá passar a existir uma orientação mais voltada para os mares.

A Marinha também intervém nos derrames de petróleo que colocam em risco os ecossistemas marinhos, levando a grandes perdas da vida marinha. Tais acidentes ocorrem durante o carregamento, descarregamento e abastecimento de petróleo, bem como da lavagem de tanques em alto mar dos navios petroleiros.

A experiência de visita ao navio escola Sagres é sempre positiva, lembrando que a vida de marinheiro também é feita destes momentos.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Joao Pires
Author: Joao PiresEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades
Partilhe o nosso conteúdo!

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 298  pessoas que estão a ver esta página no momento, e 0 membros em linha

Top News Embaixada

EVENTOS ESTE MÊS

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

News Fotografia

 
 
0
Partilhas
0
Partilhas