Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades Portuguesas - POMBA
quarta-feira, 28 fevereiro 2024

Quero ser uma árvore

Fev. 24, 2024 Hits:616 Crónicas

Morre Navalny mas não a …

Fev. 24, 2024 Hits:173 Opinião

COMPETÊNCIA CÍVICA

Fev. 15, 2024 Hits:362 Crónicas

UNIVERSITAS

Fev. 14, 2024 Hits:281 Crónicas

CIDADÃO DECISOR

Fev. 10, 2024 Hits:244 Crónicas

Desconsideração políti…

Fev. 09, 2024 Hits:634 Opinião

Haja diferenças!

Fev. 07, 2024 Hits:310 Opinião

O Homem: um ser limitado

Fev. 06, 2024 Hits:282 Crónicas

O BANCO NOVO

Fev. 06, 2024 Hits:414 Crónicas

Entre a Esperança e a In…

Fev. 04, 2024 Hits:240 Opinião

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Fev. 04, 2024 Hits:360 Crónicas

«Tentar definir a minha …

Jan. 30, 2024 Hits:1485 Crónicas

Tudo na vida muda - até …

Jan. 28, 2024 Hits:334 Opinião

POMBA





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


A guerra tudo domina, constituindo uma ameaça à sobrevivência da Humanidade. Ameaça essa que é estrondosa, aparece devagar, mas quando se dá por ela, já está derramada. Viver é mais importante do que morrer.

Farto de uma guerra sem triunfo, uma guerra que terminará só com vencidos, abalei dos escombros da destruição e fui para as portas do admirável mundo novo com um sentimento de esperança.

Tocaram as campainhas. Apareceu uma pomba cor de chumbo que disse, cheia de confiança ilimitada: “O mundo novo está fechado”. Pensei na necessidade da lucidez prudente dominar a precipitação, perguntando se seria permitido entrar mais tarde. “É possível”, disse a pomba, “mas não agora”.

Confirmei rigorosamente a minha localização, consultando o mapa e a bússola que me haviam orientado no mar alteroso da guerra. Depois, dobrei-me e, através de uma leve fenda nas portas, avistei o mundo novo.

A pomba disse: “Apesar das portas se encontrarem fechadas, porque não experimentas entrar?

O admirável mundo novo deveria estar permanentemente acessível a todos”, pensei eu, estudando de perto a pomba no seu casaco de penas, de bico aguçado, com uma longa e fina cauda. Decidi que seria melhor não aceitar a sua provocação e esperar até as portas abrirem. Sentei-me numa cadeira que para ali estava e aguardei.

Esperei dias. Esperei meses, que passaram a anos.

Não consegues perceber que o que está em causa é a nossa própria existência?” – perguntava eu frequentemente.

A pomba, indiferente, dizia-me mais uma vez que ainda não era permitido entrar, enquanto eu olhava atentamente em redor para descobrir qualquer coisa interessante e útil que a satisfizesse. Nada! Durante anos observei a pomba incessantemente, amaldiçoando a circunstância infeliz em que tudo se encontrava.

Lentamente, envelheci. Pensava frequentemente que a paz constitui um dos pilares da vida. A sua verdadeira importância é melhor compreendida em tempo de guerra. Só quando a perdemos é que sentimos como a sua ausência nos transforma.

Finalmente, disse a pomba: “Vou contar-te um segredo. É muito simples: as portas do mundo novo estiveram sempre abertas e assim irão manter-se para sempre. Tu apenas tinhas que dar o primeiro passo. Faltou-te determinação! Faltou-te coragem!”. 

Expressando um leve sorriso, olhei pela última vez a pomba e as portas: “De facto, todos nós podemos esperar a abertura das portas do admirável mundo novo, mas será a esperança suficiente para a nossa felicidade ou, como no meu caso, falta-nos coragem para traçar um futuro diferente?

Luso.eu - Jornal das comunidades
Hélio Sequeira
Author: Hélio SequeiraEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades
Partilhe o nosso conteúdo!

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 334  pessoas que estão a ver esta página no momento, e 0 membros em linha

Top News Embaixada

EVENTOS ESTE MÊS

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

News Fotografia

 
 
0
Partilhas
0
Partilhas