sexta-feira, 19 agosto 2022

(ENGIE)nharia jurídica

Ago. 13, 2022 Hits:69 Opinião

O REI DOS CATALISADORES (…

Ago. 09, 2022 Hits:134 Opinião

A IGREJA QUE NÃO ACREDIT…

Ago. 08, 2022 Hits:430 Opinião

Consequências do Dever

Ago. 08, 2022 Hits:154 Crónicas

A Sombra e as Árvores

Ago. 07, 2022 Hits:296 Crónicas

Pai rico, Pai pobre

Ago. 04, 2022 Hits:243 Crónicas

DA LEITURA

Ago. 02, 2022 Hits:104 Crónicas

Enquanto o pau vai e vem

Jul. 31, 2022 Hits:109 Crónicas

É PROIBIDO NASCER EM AGO…

Jul. 29, 2022 Hits:697 Opinião

Pelo Trilho das Azenhas de Antas





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


3 minutas de leitura

O percurso PR4 inicia no parque de merendas de Azevedo, logo abaixo da Igreja Paroquial de São Paio de Antas e apresenta património arquitetónico, religioso e natural.

O nome do percurso surge pelos diversos engenhos de água dispostos ao longo do rio Neiva, pelas localidades de Antas e Belinho, que no passado foram utilizados para moer cereais e serrar madeira.

Atualmente são mantidos com fins turísticos e continuam a encantar quem por ali passa, com adornos em belos nichos bucólicos da paisagem fluvial.  

Iniciamos a caminhada pelas 13h, depois de equipados com calçado adequado e roupa leve e disposta por camadas. O tempo estava luminoso, apesar de fresco e com ameaça até de alguns pingos de chuva. A maior parte do percurso é feita ao longo do rio Neiva e debaixo das copas das árvores de uma zona de pinhal, o que permite perceber que em dias de muito calor se faz este passeio quase sempre à sombra e com uma temperatura agradável. 

A duração prevista era de 4h30m para 12,5 quilómetros, com um grau de dificuldade atribuído de “médio/baixo”.

Subimos até à igreja e começamos a descrever um grande círculo à esquerda, com início de descida pelo pinhal até atingir a linha do rio. O percurso está geralmente bem assinalado, mas convém prestar a atenção a alguns sinais que se encontram deteriorados pela “criatividade humana”.

Assim foram percorridas ambas as margens de forma alternada do rio Neiva em direção à foz, o que proporcionou belas fotografias.

Durante o percurso foi possível identificar o amieiro vulgar, comum ou preto, carvalhos, fetos, eucaliptos e a árvore pêra Callery, proporcionando riqueza de vegetação. 

Entrando no caminho a céu aberto, deparamos com a ponte do Sebastião, nome atribuído em homenagem ao moleiro com o mesmo nome, sobre o rio Neiva, que faz parte integrante do Caminho português pela costa, com destino a Santiago de Compostela.

Esta singela, estreita e ponte baixa em granito, reconstruída em 2020, permite a travessia de pessoas, animais e bicicletas. Une os concelhos de Viana do Castelo e Esposende, separados pelo rio Neiva.

Logo ao lado está a Casa da Azenha Branca, recentemente recuperada, que funciona como alojamento local, situada ao lado do rio.

Estávamos perto do final da caminhada e foi decidido fazer uma pausa frente ao rio, com vista para a ponte do Sebastião.

Depois da curta paragem, foi retomado o caminho, sempre a subir até ao parque de merendas.

Passamos pela localidade de Belinho, encaixada numa língua de terra agrícola, entre o mar e as elevações da Serra da Nogueira, do Monte Crasto e da Serra d’Arga. Existe uma praia com o mesmo nome e o miradouro da Senhora da Guia onde é possível a imensa extensão das Costa Atlântica, desde São Bartolomeu do Mar até Viana do Castelo.  

O dia foi propício àquele passeio que durou menos de 5 horas, de âmbito paisagístico e cultural, com passagem pelo menir das Antas e pela Azenha do Sebastião, agora transformada em alojamento local.

27-06-2022

O autor produziu este artigo, da sua responsabilidade, para os leitores do jornal online LUSO.EU

Luso.eu - Jornal das comunidades
Joao Pires
Author: Joao PiresEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos

Adicione o seu comentário aqui!

luso.eu Jornal Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 792 visitantes e 0 membros em linha

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

EVENTOS ESTE MÊS

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

News Fotografia