quinta-feira, 06 outubro 2022

O AMOR DE MÃE É ETERNO

Out. 04, 2022 Hits:74 Crónicas

INSULTUOSO – CORROMPIDO…

Out. 01, 2022 Hits:246 Opinião

Então Paris como é?

Set. 28, 2022 Hits:49 Crónicas

Desliguei a internet

Set. 26, 2022 Hits:73 Crónicas

OS TEMPOS DAS CIDADES

Set. 19, 2022 Hits:118 Crónicas

Quem vai pagar impostos?

Set. 19, 2022 Hits:112 Opinião

Os robots não devem paga…

Set. 18, 2022 Hits:246 Opinião

Paternalismo

Set. 14, 2022 Hits:96 Crónicas

O TANQUE DE REGA





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Com a trenguice própria da ignorância citadina e a incapacidade, julgava eu inexistente para os trabalhos de trolha, pedreiro, pintor e afins, meti-me a fazer obras lá na minha Leira, com o objectivo de alindar o que, para mim, já era lindo.

A cada passo dá-me para isso, embora das outras vezes eu só mandasse fazer, deixando a laboração e algumas das ideias, para assalariados e aceitando uma ou outra ajuda do meu filho mais velho.

Desta vez as ideias eram quase todas minhas, mandando e desmandando a meu bel-prazer, tanto na forma como na maneira de as executar.

Aproveitei o dono de uma máquina retroescavadora, acho que se chama assim, que trabalhava num terreno próximo. e contratei-o para fazer um caminho novo, em local onde o meu terreno parecia inacessível. Mudei pedras e pedregulhos de lugar, coloquei bolas de granito em sítios estratégicos, trouxemos terra nova para cobrir o novo caminho e por aí fora num trabalho intenso de um dia e meio de trabalho.

Fizemos um pátio novo a nascente sul do tanque de rega, e começamos a compor o muro que nos separa de um dos vizinhos e que estava a necessitar de arranjo.

Pelo meu caminho de trabalho, que não parei o tempo todo, descobri que as pedras, mesmo as de tamanho reduzido, pesam imenso, ainda para mais se forem muitas, e eram. 

No meio disto, e quando fazíamos o caminho que passa entre o pombal e o tanque de rega, um pedregulho de dimensões consideráveis resolveu não querer colaborar.  O homem da máquina queria parar e eu queria avançar, e, avançámos, e o tanque de rega que nos serve de piscina e que em parte se apoiava na dita pedra, cedeu, e a água sumiu!

Nada que um bom trolha não arranje, e assim, nos dias seguintes, assim foi feito.

Trabalho acabado, testada a estanqueidade do tanque, resolvi pintá-lo eu, com tinta de piscina, azulinho como convém, e lá a fui comprar.

Queria azul escurito, e comprei azul-mar que afinal era clarito.  Nada que estragasse a minha disposição.

Quarta-feira dei a primeira de mão e a tinta parecia que me desaparecia num ápice sem que eu desse por isso, ontem dei a segunda de mão, e hoje a terceira.  Afinal eram precisas só duas, mas como não tinha comprado primário para pintar com ele antes de tudo, dei três. Enfim…!

Agora terei de esperar seis a sete dias para começar a encher o tanque com os 15 metros cúbicos de água que ele leva.

Cheguei a casa há um par de horas e o meu corpo está para aqui a queixar-se de dores provocadas pelo não hábito de fazer trabalhos deste calibre. Serve para eu aprender e dar valor a quem tem como profissão fazer trabalhos destes e não pensar que são fáceis e que qualquer um os faz. Mas acho que me ficou de emenda!

 

Luso.eu - Jornal das comunidades
José Fernando Magalhães
Author: José Fernando MagalhãesEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos

Adicione o seu comentário aqui!

luso.eu Jornal Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 1517 visitantes e 0 membros em linha

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

EVENTOS ESTE MÊS

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

News Fotografia