quarta-feira, 07 dezembro 2022

Tempo

Dez. 04, 2022 Hits:161 Opinião

Diaversário

Dez. 04, 2022 Hits:295 Crónicas

A Justiça

Dez. 03, 2022 Hits:403 Crónicas

Dá-se com as duas mãos

Nov. 29, 2022 Hits:920 Crónicas

DEPOIS DO EUROMILHÕES

Nov. 27, 2022 Hits:784 Crónicas

PORTUGAL É RONALDO E RON…

Nov. 24, 2022 Hits:292 Opinião

Crónica triste para um d…

Nov. 20, 2022 Hits:168 Opinião

Em Ocasiões Especiais

Nov. 20, 2022 Hits:545 Crónicas

Os sonhos adiados

Nov. 19, 2022 Hits:237 Crónicas

IXELLES – UMA VILA DESO…

Nov. 15, 2022 Hits:286 Opinião

O Podcast Filosófico ou um amor mal resolvido





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Mal se conheciam, mas já gostavam de trocar dois largos dedos de conversa. De início era quando se cruzavam, por acaso, à beira da piscina. Ainda mesmo antes de mergulharem, já faziam o aquecimento do espírito ao nadar pelas palavras um do outro. A verdade é que havia pura conexão naquela conversa do momento, algo inexplicável e profundo. Ficavam sem pé ao mergulhar um no outro.

Mais tarde, quis os mistérios insondáveis da vida que se aproximassem e durante anos o amor deles viveu da conversa, do desabafo, de uma profunda cumplicidade e de um erotismo inabalável. Tal como exploravam as palavras, descobriram os corpos um do outro, com uma paixão desenfreada e intensa.

Curioso como sempre tiveram tanto em comum, embora com fatores que pudessem ser como muros entre eles. Na verdade, até nesses muros cresciam plantas. A natureza orgânica daquela relação só amadurecia, sem adubos, apenas com a rega e a luz que advinham da companhia um do outro.

Tentaram dizer adeus, por várias vezes... a pensar que talvez por aí houvesse mais filosofia por explorar. O facto é que os laços que os uniam criavam raízes muito profundas e, apesar de tudo, adensavam-se com o tempo e até mesmo com a distância. Parecia, no fundo, uma maldição abençoada. Pelo menos era assim que ela pensava, um desses dias em que especialmente lhe fazia falta o Podcast Filosófico, o nome que ele carinhosamente deu às conversas (infinitas) deles. Há no amor um portal íntimo, uma passagem secreta que só os amantes conhecem, até de olhos fechados.

Nesse dia, no meio dos seus escombros sentimentais, foi andar por aí sem destino, por caminhos difíceis, iguais àqueles do seu coração. Passou por subidas íngremes, por ruas apertadas com o abismo ao lado, sem ainda bem saber que rota seguir.

Sem muita tolerância para a melancolia, começou a pensar que seria melhor simplesmente apanhar a boleia da vida. Esperar, graciosamente, pela boleia sábia da vida. Sabia que, em algum momento, a boleia da vida iria ajudá-la a encontrar inspiração para novos episódios filosóficos ou então ensiná-la-ia a ter mais sabedoria para explorar os atuais. Viver também deveria ser isso, pensou, no alto dos seus 30 anos. Saber aguardar com contentamento humilde que o caminho do amor se vá desenhando em baixo dos pés.

É preciso alimentar a nossa conversa interior e saber que a fé na vida sempre se instala, e que de repente faz ecoar uma voz de copiloto a dar instruções para o próximo destino. Às vezes não se ouve a voz do copiloto. É ténue, e no meio da indecisão do caminho, torna-se ainda mais difícil ouvir. É preciso silenciar o ruído exterior para se conseguir escutar. Ela sabia disso. Mas precisava de caminhar mais, até se sentar com o mar em frente, disposta a apanhar a boleia da vida.

Quando se rendeu conseguiu ouvir ao longe, muito ao longe, as indicações do seu copiloto. Eram simples de seguir. Bastava acelerar menos e aproveitar mais a viagem, o caminho. De vez em quando parar. Apreciar o sítio onde se está. Há uma beleza divina nesse lugar, que só se mostra aos corajosos, àqueles que têm no coração a chama acesa. 

Luso.eu - Jornal das comunidades
Author: Cláudia Caires SousaEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos

Adicione o seu comentário aqui!

luso.eu Jornal Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 749  pessoas que estão a ver esta página no momento, e 0 membros em linha

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

EVENTOS ESTE MÊS

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

News Fotografia