terça-feira, 07 fevereiro 2023

A lama dos dias

Fev. 02, 2023 Hits:279 Crónicas

DIGNIFICAR A AUTORIDADE

Fev. 01, 2023 Hits:130 Crónicas

Homoousios

Jan. 31, 2023 Hits:160 Crónicas

O Escorpião Marcelo

Jan. 31, 2023 Hits:107 Opinião

Insuspeito assassino

Jan. 27, 2023 Hits:205 Crónicas

Isto não é um país É …

Jan. 20, 2023 Hits:488 Opinião

A Importância da Educaç…

Jan. 19, 2023 Hits:1880 Crónicas

Epistocracia - O óptimo …

Jan. 15, 2023 Hits:1022 Opinião

No Palácio do Raio

Jan. 15, 2023 Hits:438 Apontamentos

No Chão, No Mar, Na Lua – mania de você de sempre...





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Hoje várias partes do mundo celebram o dia de São Valentim, o bispo que lutou contra o imperador  que era contra os casamentos pois, segundo ele, estes tornavam os homens mais fracos à luta! E muitas regiões do mundo capitalizaram o Santo que casava às escondidas, e cederam espaço ao amor e a tudo o que o amor abarca... Ou seja, o mundo. As amizades. As paixões. As relações afetuosas variadas. Os namoros. E os casamentos.

Penso no amor. Sinto-o em toda a parte. Não há vida sem amor. Lembro-me da canção estelar de John Paul Young, “Love is in the Air” e da minha juventude. Lembro-me dos amigos, das festas, dos afetos da jovem idade adulta. Também me recordo das versões idílicas de Tony Bennett e Frank Sinatra cantarolando “The Way You Look Tonight”. E aí chego na nossa língua portuguesa... e nas canções de amor do Roberto Carlos, da Joanna, e vou além... com um sorriso interior, pondero entre o amor cantado por estes e a sensualidade de Rita Lee... e (quase) termino na versão em português que ela interpreta do “Can´t Buy Me Love” de The Beatles, “Tudo Por Amor”. E volto a sentir aquela canção que uniu dois ícones do lirismo apaixonante, Milton Nascimento e Rita Lee, e que dá título a este texto, “Mania de Você”!

A recordação numa imagem sem imagens: o ritmo acelerado com que o coração faz tocar a vida ou com que permitimos que a vida nos toque o coração... As emoções primeiras, as emoções como primeira fonte de verdade. E as emoções sempre.

Relembro de todos os meus amores vividos e (jamais) esquecidos. Ressinto os aromas que os marcaram, as paisagens. E os sons que até hoje me acompanham. Quero essa lembrança para sempre, pois ela me alcança no que é ainda tão vida!  E me faz pensar nos amores que viverei...

Concluo que também quero tecer contos de outras pessoas com tantos ou mais ainda amores como os que tive e ainda tenho. Com as cores mais impressionantes no horizonte, entrelançando sonho e essa inebriante experiência que é o outro. Nossas alteridades em momentos sempre tão diversos. Etapas.

Louvado seja São Valentim. E todos os outros Santos que acreditaram no amor – já aqui pensando em São Gonçalo (e a cidade de Amarante, ao norte de Portugal) e o meu predileto (que os demais santos me perdoem) Santo Antonio. Louvada seja a valentia dos que crêem e defendem o amor. Há quem faça pouco caso dele e o subestime. A mim, não importa quantas vezes eu de amor padeça, ressuscitá-lo-ei em cada novo rumo, na chama interminável do que é vida, e que nos sustenta!

Luso.eu - Jornal das comunidades
Gisele Wolkoff
Author: Gisele WolkoffEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos

Adicione o seu comentário aqui!

luso.eu Jornal Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 731  pessoas que estão a ver esta página no momento, e 0 membros em linha

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

EVENTOS ESTE MÊS

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28

News Fotografia

Foto: Paulo Pego