Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades Portuguesas - JORNADAS DO PATRIMÓNIO EM BRUXELAS, ESTE FIM DE SEMANA
quinta-feira, 22 fevereiro 2024

COMPETÊNCIA CÍVICA

Fev. 15, 2024 Hits:306 Crónicas

UNIVERSITAS

Fev. 14, 2024 Hits:232 Crónicas

CIDADÃO DECISOR

Fev. 10, 2024 Hits:196 Crónicas

Desconsideração políti…

Fev. 09, 2024 Hits:589 Opinião

Haja diferenças!

Fev. 07, 2024 Hits:274 Opinião

O Homem: um ser limitado

Fev. 06, 2024 Hits:230 Crónicas

O BANCO NOVO

Fev. 06, 2024 Hits:370 Crónicas

Entre a Esperança e a In…

Fev. 04, 2024 Hits:201 Opinião

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Fev. 04, 2024 Hits:323 Crónicas

«Tentar definir a minha …

Jan. 30, 2024 Hits:1447 Crónicas

Tudo na vida muda - até …

Jan. 28, 2024 Hits:282 Opinião

JORNADAS DO PATRIMÓNIO EM BRUXELAS, ESTE FIM DE SEMANA





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


Desde há algum tempo, a Bélgica e outros países europeus têm dedicado o mês de setembro para divulgar o património existente nos respetivos países. Este ano, Bruxelas escolheu o tema a ARTE NOVA, cuja criação em muito se deve a este país onde houve uma plêiade de artistas que criaram e inovaram neste domínio, um dos quais e talvez o mais importante e o mais conhecido é, sem dúvida, Victor Horta.

A Arte Nova é um movimento artístico que surgiu no final do século XIX e marcou a transição entre o estilo histórico e o modernismo. Caracteriza-se pela utilização de formas orgânicas, curvas elegantes, motivos florais e cores vivas. A Arte Nova influenciou a arquitetura, as artes decorativas, a pintura, a escultura, o design gráfico e a moda.

Na Bélgica, a Arte Nova floresceu graças ao arquiteto Victor Horta, considerado um dos pioneiros do movimento. Concebeu muitos edifícios emblemáticos em Bruxelas, cujos principais são: a Maison du Peuple, o Palais des Beaux-Arts, o atual Museu Horta — sua casa de habitação e atelier, Hôtel Solvay, Maison Autrique, Hôtel Tassel, Hôtel Max Allet, Centre Belge de la Bande Déssinée, Hôtel Van Eetevelde.

A sua obra caracteriza-se pela riqueza dos materiais utilizados, pela fluidez dos espaços, pela luminosidade dos interiores e pelo trabalho estilizado em ferro. Outros arquitetos belgas também contribuíram para o desenvolvimento da Arte Nova, como Paul Hankar, Henry Van de Velde e Gustave Serrurier-Bovy.

Em Portugal, a Arte Nova foi introduzida por artistas que tinham viajado ou estudado na Europa, nomeadamente em França e na Bélgica. Foi aplicada principalmente nas fachadas dos edifícios, decoradas com cerâmicas, vitrais, esculturas e varandas de ferro forjado. Alguns dos exemplos mais notáveis da Arte Nova no Porta são: o Café Majestic, a Ourivesaria Cunha, a Livraria Lello e Irmão, os imóveis na Rua do Passeio Alegre, a Estação de São Bento e outros.

Em Aveiro podemos citar: a Casa Major Pessoa, o Museu da República, o Edifício da Casa dos Ovos Moles, o Edifício da residência do Arquiteto Silva Rocha.

Em Lisboa: a Casa Malhoa, a Tabacaria do Mónaco, o Edifício da Ordem dos Engenheiros, Edifícios na Avenida da República, nº 89, no nº 87 e no nº 23.

Em Braga: o Teatro Circo.

Em Coimbra: o Café Santa Cruz.

A Arte Nova testemunha a criatividade e a diversidade da expressão artística no final do século XIX e início do século XX. Reflete também as aspirações sociais, culturais e políticas de uma época marcada pelo progresso científico, pela revolução industrial e pelos movimentos nacionalistas. A Arte Nova é, por conseguinte, um património a preservar e a divulgar.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Joaquim Tenreira Martins
Author: Joaquim Tenreira MartinsEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades
Partilhe o nosso conteúdo!

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 482  pessoas que estão a ver esta página no momento, e 0 membros em linha

Top News Embaixada

EVENTOS ESTE MÊS

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

News Fotografia

0
Partilhas
0
Partilhas