sexta-feira, 19 agosto 2022

(ENGIE)nharia jurídica

Ago. 13, 2022 Hits:69 Opinião

O REI DOS CATALISADORES (…

Ago. 09, 2022 Hits:135 Opinião

A IGREJA QUE NÃO ACREDIT…

Ago. 08, 2022 Hits:431 Opinião

Consequências do Dever

Ago. 08, 2022 Hits:154 Crónicas

A Sombra e as Árvores

Ago. 07, 2022 Hits:296 Crónicas

Pai rico, Pai pobre

Ago. 04, 2022 Hits:245 Crónicas

DA LEITURA

Ago. 02, 2022 Hits:105 Crónicas

Enquanto o pau vai e vem

Jul. 31, 2022 Hits:110 Crónicas

É PROIBIDO NASCER EM AGO…

Jul. 29, 2022 Hits:698 Opinião

Imigrantes





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Nunca foi fácil imigrar. Vi tantas pessoas chorarem e como eu própria chorei, como se nos arrancassem o coração na hora da partida, sempre que deixávamos a nossa nação.
Tanto sofrimento, que só compreende quem imigrou. Ainda hoje tenho saudades do meu país onde nasci e de onde parti. Era tão jovem, tantas lágrimas chorei no táxi até chegar ao Porto para entrar naquele avião onde eu deixava para trás o meu país. Não sei onde fui buscar tantas lágrimas de tantas vezes chorar durante a noite para dormir. Às vezes até imaginava que estava em Portugal para poder adormecer.
Por vezes sonhava que estava em Portugal, mas quando acordava sentia-me de novo em lágrimas e percebia que tudo não tinha passado de um sonho. Quantas vezes eu rezei para quando caísse no meu sono quedo sonhas que em Portugal estava nos meus sonhos matava tantas vezes a saudades da minha aldeia e de todos que lá viviam.
Vi-me num mundo tão diferente da minha aldeia pobre do imigrante que tanto sofreu. Hoje imigrar já é mais fácil, mas naquele tempo, era muito difícil. Horas e horas de trabalho sempre para juntar algum dinheiro, para um dia poder regressar a Portugal.
Mas não.
O meu destino é igual aos de muitos que imigraram. Foi permanecer no país que nos acolheu. Alguns viemos com dupla nacionalidade, outros não, mas ficaram à mesma. Aos poucos fomos compreendendo que queríamos um futuro melhor para os nossos filhos e fomos ficando. Com muito orgulho ficávamos ao ver os nossos filhos com belas profissões, apesar de termos trabalhado para que eles pudessem alcançar sucesso no país de acolhimento.

Alguns de nós temos toda a família a viver no país para onde imigramos. Cason-se filhos com pessoal de outras nacionalidade bem os netos e por cá ficamos. Mas todos temos um amor inexplicável pelo país onde nascemos.

Agora já se parte várias nos no nosso maravilhoso país Portugal mas tem vezes que ouvidos que vêem aqui fazer estes imigrantes? eu sinto-me numa tristeza quando oiço raro responder, prefiro as vezes tenho vontade de responder eu não vou imigrante nasci em Portugal nem sou imigrante no país que me acolheu tenho as duas nacionalidades.

Mas prefiro ficar no meu silêncio. Muitas vezes as lágrimas caem-me pelo rosto. Como é que podem existir pessoas que pensam assim?

Os imigrantes tanto fazem por Portugal. As economias que mandamos para os bancos em Portugal e as casas que mandamos construir. Tanto trabalho dão às pessoas que vivem em Portugal.

Não são imigrantes, as pessoas que apenas vivem noutros países para terem uma vida melhor. Hoje poucos partem para voltar a Portugal. Têm as suas casas e famílias e foram ficando. Outros esperam pela reforma para um dia regressarem de vez a Portugal e descansarem pelos anos de trabalho que tiveram.

Se um dia voltasse a Portugal para sempre, teria que deixar a família e amigos. voltarei se Deus alguns meses depois volto faço conta fazer isso várias vezes pelo ano .

Rosa Pereira 3.07.2022 GE

Luso.eu - Jornal das comunidades
Rosa Pereira
Author: Rosa PereiraEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos

Adicione o seu comentário aqui!

luso.eu Jornal Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 1054 visitantes e 0 membros em linha

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

EVENTOS ESTE MÊS

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

News Fotografia