Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades Portuguesas - GERÊNCIA DO DESEMPENHO
quarta-feira, 29 novembro 2023

FERREIRA DO ZÊZERE

Nov. 27, 2023 Hits:330 Crónicas

Portugal: António Costa…

Nov. 22, 2023 Hits:263 Opinião

Em Faro

Nov. 22, 2023 Hits:1237 Apontamentos

TERRA MORNA

Nov. 21, 2023 Hits:592 Crónicas

LENDA DO RIO LIMA

Nov. 20, 2023 Hits:56 Crónicas

Um Conselho de Amigo

Nov. 18, 2023 Hits:892 Opinião

ENSEADA DE CRISTAL

Nov. 13, 2023 Hits:574 Crónicas

A instabilidade crónica …

Nov. 08, 2023 Hits:178 Opinião

HÁ VIDA NOS MUSEUS

Nov. 08, 2023 Hits:405 Crónicas

A Importância de Ser Ern…

Nov. 05, 2023 Hits:440 Opinião

GERÊNCIA DO DESEMPENHO





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


O acompanhamento do desempenho profissional, académico, institucional ou de qualquer outra natureza requer, por parte de quem tem essa responsabilidade, uma preparação, o mais possível polivalente, para conseguir avaliar e gerir capacidades técnicas, humanas e relacionamentos interpessoais, características essenciais aos diferentes colaboradores, considerando que os objetivos são, no final, comuns a todos, ou seja: quanto melhor for a qualidade dos bens e serviços, tanto melhor para a instituição e para todas as pessoas que, de alguma forma, com ela se relacionam.

Para que o responsável pela gestão do desempenho seja justo nas avaliações que vai fazendo, é imprescindível que os colaboradores tenham interiorizado, plenamente, a cultura da instituição.

Quando se abordam situações, em que estão envolvidas pessoas, há sempre diversos parâmetros que se colocam para apreciação, seja qual for o contexto e, na circunstância, princípios, valores e sentimentos, invariavelmente, surgem no conjunto dos requisitos e competências, em avaliação, que devem ser cuidadosamente ponderados, a fim de se evitarem avaliações contaminadas por conjunturas alheias ao processo.

As pessoas, em regra, não se comportam, sempre, e rigorosamente, da mesma maneira, não são fórmulas matemáticas, ou quaisquer outros modelos da área das ciências exatas, porque ao longo das suas vidas, os ciclos biológicos, espirituais e anímicos vão sendo diferentes, além disso, num só dia, quantas vezes se vivem períodos completamente opostos, que podem ir: da tristeza à alegria, do desânimo à motivação, da covardia à coragem, da renúncia ao voluntarismo e, todos estes estados de espírito influenciam, naturalmente, o desempenho, seja numa atividade profissional, familiar, social, institucional, ou qualquer outra.

O dirigente, gestor, supervisor e/ou quem detém competências para avaliar, designadamente os seus subordinados, deve estar continuadamente muito atento, para perceber todas as alterações comportamentais dos colaboradores, tentar saber as razões, encontrar as melhores soluções, para ajudar o trabalhador a ultrapassar situações que o impedem de ser mais competente, de desempenhar melhor as respetivas funções.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Diamantino Bártolo
Author: Diamantino BártoloEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades
Partilhe o nosso conteúdo!

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 354  pessoas que estão a ver esta página no momento, e 0 membros em linha

Top News Embaixada

EVENTOS ESTE MÊS

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

News Fotografia

 
 
0
Partilhas
0
Partilhas