Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades Portuguesas - FERREIRA DO ZÊZERE
sexta-feira, 01 março 2024

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Fev. 29, 2024 Hits:164 Opinião

Não cedamos à facilidad…

Fev. 29, 2024 Hits:309 Opinião

Quero ser uma árvore

Fev. 24, 2024 Hits:657 Crónicas

Morre Navalny mas não a …

Fev. 24, 2024 Hits:201 Opinião

COMPETÊNCIA CÍVICA

Fev. 15, 2024 Hits:376 Crónicas

UNIVERSITAS

Fev. 14, 2024 Hits:290 Crónicas

CIDADÃO DECISOR

Fev. 10, 2024 Hits:253 Crónicas

Desconsideração políti…

Fev. 09, 2024 Hits:637 Opinião

Haja diferenças!

Fev. 07, 2024 Hits:319 Opinião

O Homem: um ser limitado

Fev. 06, 2024 Hits:297 Crónicas

O BANCO NOVO

Fev. 06, 2024 Hits:430 Crónicas

Entre a Esperança e a In…

Fev. 04, 2024 Hits:246 Opinião

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Fev. 04, 2024 Hits:365 Crónicas

FERREIRA DO ZÊZERE





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


Com localização privilegiada junto ao rio, desde cedo se tornou um território estratégico

3 minutos de leitura

A história de Ferreira do Zêzere anda de mão dada com o alvorecer da Humanidade, como mostram os vestígios paleolíticos da gruta de Avecasta.

No entanto, foi durante o período romano que se consolidou a ocupação deste território, com a construção de uma importante estrada romana que ligava Mérida (atual Espanha) a Braga.

O Zêzere, rico em ouro, despertou a atenção dos romanos sendo, talvez, fruto dessa riqueza o povoado de S. Pedro do Castro em colina a dominar o rio.

A primeira documentação medieval que refere estas terras de riba-Zêzere surge com os místicos Templários, quando, em 1159, o nosso primeiro rei, D. Afonso Henriques, fez doação àquela Ordem do termo de Cêras que incluía cerca de metade do atual concelho.

A partir daí, a vila começou a prosperar e a desenvolver-se, especialmente devido à sua localização privilegiada junto ao rio Zêzere, que permitia o transporte de mercadorias e o desenvolvimento da agricultura.

Durante a Idade Média, Ferreira do Zêzere teve um papel importante na defesa do território português contra invasões estrangeiras, tendo sido palco de várias batalhas e confrontos.

É nesse tempo que o Mestre Gualdim Pais (*) manda construir a misteriosa e Pentagonal torre na península de Dornes, aproveitando o Zêzere como linha natural de defesa.

Vem deste tempo o nome de Ferreira, quando el-rei D. Sancho I recompensando a bravura do seu besteiro Pedro Ferreiro, aqui lhe fez doação de Vale d' Orjais.

No século XX, Ferreira do Zêzere foi também palco de importantes acontecimentos, como a construção da barragem de Castelo de Bode, que inundou parte do território e obrigou à deslocação de várias famílias.

Atualmente, Ferreira do Zêzere é uma vila moderna e dinâmica, com um crescimento económico sustentado e um forte enfoque no turismo e na preservação do seu património histórico e natural. A sua localização privilegiada junto ao rio Zêzere e à barragem de Castelo de Bode, fazem dela um destino turístico de eleição para os amantes da natureza e dos desportos aquáticos.

Gastronomia: Cabrito assado, leitão à Ferreirense, queijo de Areias, peixe e lagostim de rio, bons maridos e boas esposas (doce tradicional), tigeladas, compotas e doces, mel, cerejas, castanha, azeite e vinho. Além disso Ferreira do Zêzere é também conhecida pratos típicos como o bucho recheado, o torricado de bacalhau e as pevides assadas.

Artesanato: Cestaria, mantas de trapos, colchas e toalhas, tecelagem, peças de tanoaria e barcos tradicionais de três tábuas.

Produtos locais: Ovos, presunto, enchidos, mel, azeite, vinho, queijo, compotas, nozes e cerejas.

Festividades (**)

Feira de São Brás em Ferreira do Zêzere (Domingo + próximo de S. Brás - fevereiro)

Feira da Ascensão em Areias (fim de semana a seguir à quinta-feira de Ascenção)

Feira da Cereja em Bêco (últimos domingos de maio e primeiro de junho)

13 de junho em Ferreira do Zêzere - Feriado Municipal - Marchas Populares de Santo António (sábado + próximo do feriado)

2° fim de semana de agosto - Viver Ferreira do Zêzere - Depenicar, feira de petiscos, Mostra Industrial, Comercial e de Artesanato

(*) Gualdim Pais foi um cruzado português, Freire Templário e Cavaleiro de D. Afonso Henriques. Foi o fundador das cidades de Pombal e Tomar.

(**) durante o verão decorrem várias festividades religiosas pelas freguesias do concelho

Luso.eu - Jornal das comunidades
Joao Pires
Author: Joao PiresEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades
Partilhe o nosso conteúdo!

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 433  pessoas que estão a ver esta página no momento, e 0 membros em linha

Top News Embaixada

EVENTOS ESTE MÊS

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

News Fotografia

 
 
0
Partilhas
0
Partilhas