Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades Portuguesas - Expressões Linguísticas
segunda-feira, 11 dezembro 2023

OBSCENIDADES

Dez. 10, 2023 Hits:244 Crónicas

CAIU A PERFORMANCE DOS AL…

Dez. 05, 2023 Hits:229 Opinião

O viciante negócio das a…

Nov. 30, 2023 Hits:508 Opinião

Em Loulé

Nov. 29, 2023 Hits:972 Apontamentos

FERREIRA DO ZÊZERE

Nov. 27, 2023 Hits:507 Crónicas

Portugal: António Costa…

Nov. 22, 2023 Hits:356 Opinião

Em Faro

Nov. 22, 2023 Hits:1401 Apontamentos

TERRA MORNA

Nov. 21, 2023 Hits:728 Crónicas

LENDA DO RIO LIMA

Nov. 20, 2023 Hits:119 Crónicas

Um Conselho de Amigo

Nov. 18, 2023 Hits:967 Opinião

Expressões Linguísticas





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


Falar uma linguagem implica necessariamente, subordinação a regras, executar atos de acordo com certas normas. A enunciação de frases pelo falante, exige que este se refira a algo, que mencione ou designe um certo objeto, embora a referência e a predicação sejam as mesmas, elas ocorrem como partes de um ato de fala completo, sendo por isso denominadas por atos ilocucionais, quando afirmamos, perguntamos, ordenamos, prometemos; chamando-se atos proposicionais quando referem e predicam e, finalmente, atos de enunciação quando enunciam palavras.

A noção de referência, serve para isolar ou identificar um objeto, ou uma entidade, ou ainda um elemento particular com exclusão de outros objetos, a respeito do qual o falante poderá dizer algumas coisas, portanto: a “expressão referencial” é aquela que serve para identificar uma coisa, um processo, um acontecimento, uma ação ou qualquer outro tipo de ser individual ou particular e, tais expressões, respondem às perguntas: “Quem?”, “O Quê?” e “Qual?”.

As expressões referenciais devem distinguir-se das não-referenciais, pelo artigo indefinido, na medida em que este não identifica, em particular, o nome que se lhe segue, embora o artigo indefinido possa qualificar uma determinada ocorrência, como sendo predicativa, se colocado entre dois nomes, como por exemplo: “o automóvel é um veículo”.

A referência não é sinónimo de “expressão referencial”, embora não haja limites precisos entre eles e assim, se a referência é um ato de fala, e os atos de fala sejam realizados pelos falantes, a expressão referencial também é utilizada pelos falantes, pelo que os atos de fala de referência devem ser explicados, dando exemplos de expressões referenciais paradigmáticas.

Estas regras constitutivas estabelecem uma atividade cuja existência é, logicamente, dependente das regras. As regras normativas têm, tipicamente, a forma de construções imperativas.

Há certos paradigmas de conhecimento, que são tomados para formar o modelo de todo o conhecimento, embora no âmbito da ética e da estética o conhecimento possa fundamentar-se em sentimentos emocionais e psicológicos, inverificáveis pela experiência das ciências da natureza.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Diamantino Bártolo
Author: Diamantino BártoloEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades
Partilhe o nosso conteúdo!

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 271  pessoas que estão a ver esta página no momento, e 0 membros em linha

Top News Embaixada

EVENTOS ESTE MÊS

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

News Fotografia

Foto: Paulo Pego
 
 
0
Partilhas
0
Partilhas