terça-feira, 07 fevereiro 2023

A lama dos dias

Fev. 02, 2023 Hits:279 Crónicas

DIGNIFICAR A AUTORIDADE

Fev. 01, 2023 Hits:130 Crónicas

Homoousios

Jan. 31, 2023 Hits:160 Crónicas

O Escorpião Marcelo

Jan. 31, 2023 Hits:107 Opinião

Insuspeito assassino

Jan. 27, 2023 Hits:205 Crónicas

Isto não é um país É …

Jan. 20, 2023 Hits:489 Opinião

A Importância da Educaç…

Jan. 19, 2023 Hits:1880 Crónicas

Epistocracia - O óptimo …

Jan. 15, 2023 Hits:1022 Opinião

No Palácio do Raio

Jan. 15, 2023 Hits:439 Apontamentos

Diaversário





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


O calendário veio confirmar que hoje celebro mais um ano de vida, corroborado pelos votos de parabéns da família, dos amigos, dos colegas de trabalho e dos amigos virtuais das redes sociais. Recebo ainda os parabéns de empresas onde não conheço ninguém, mas está lá registada a data do meu nascimento, e por isso recebo uma mensagem simpática por SMS ou por correio electrónico. Qualquer dia vais ao google e pesquisas por “aniversarios hoje”. Talvez encontres lá o teu aniversário.

Este dia, é um momento de reflexão para apreciar o ano que passou e pensar nos passos que foram trilhados, pontos alcançados, vitórias conquistadas, lições aprendidas e derrotas sofridas. 

À medida que o tempo vai passando dou-me conta que vou acumulando experiência e sabedoria, mas mantenho a vontade de aprender, de saber mais, de partir à descoberta. Muita da informação está na palma da mão, ao alcance de um clique. A outra parte pode advir das conversas com amigos, professores, treinadores e tantos outros. Vivemos em comunidade, onde o ato social é fundamental para desenvolver competências pessoais. Uma das competências mais importantes para viver em sociedade é comunicar. Comunicar bem, de forma limpa, inteligível, facilitando o trabalho ao receptor. Isto consegue-se mais cedo ou mais tarde na vida, à medida que os aniversários passam. Depois de ler jornais como o LUSO.EU ou ler livros. Muitos livros.

Com o passar dos anos, sou cada vez mais agradecido, exprimo a minha gratidão à vida, procuro momentos para celebrar o amor para viver melhor e de plena consciência. Cada segundo que passa, importa.

Celebrar a vida deverá ser um ato diário, por isso quero celebrar o diaversário.

Todos os dias tenho motivos para celebrar a vida, basta estar vivo, receber e dar um abraço, beber um copo com os amigos, passear na areia molhada para apreciar um dia de sol, fazer a despedida ao pôr-do-sol ou simplesmente cozinhar para a família.

Por vezes é nos atos diários e repetitivos que estou a celebrar o diaversário.

A vida é imensa mas também está suspensa numa linha ténue, em que no momento seguinte tudo desaparece. Desvanece como uma nuvem de fumo.

Por isso, é dia de celebrar se estiver um dia de sol, é dia de festejar se estiver a chover, é dia de gritar aos céus se Portugal ganhou no mundial, é dia de chorar se perdeu, é momento de receber um abraço de conforto. 

Cada um desses momentos deve ser celebrado no diaversário.

Não tenho expectativas de alcançar este ou aquele objetivo. Procuro sim, viver o hoje. 

É hoje que importa, enquanto posso caminhar pelos campos, passear com o cão, estar com a família.

Os animais são inspiradores na forma como vivem a vida. Reduzem ao essencial, tudo está bem. O meu cão está sempre à espera de comida ou de dar um passeio na rua, na minha companhia. Isso é felicidade para ele.

A minha felicidade é estar bem comigo mesmo. 

É estar em equilíbrio diariamente. 

É celebrar diariamente o diaversário.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Joao Pires
Author: Joao PiresEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos

Adicione o seu comentário aqui!

luso.eu Jornal Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 750  pessoas que estão a ver esta página no momento, e 0 membros em linha

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

EVENTOS ESTE MÊS

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28

News Fotografia