terça-feira, 03 outubro 2023

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Out. 02, 2023 Hits:208 Opinião

Uma Oferta Irrecusável

Out. 02, 2023 Hits:224 Opinião

O RECONFORTO DAS LÁGRIMA…

Out. 01, 2023 Hits:768 Crónicas

ATITUDES COMPLEXAS

Set. 30, 2023 Hits:373 Crónicas

Na Guarda

Set. 26, 2023 Hits:1046 Apontamentos

Dignificar os Funcionári…

Set. 25, 2023 Hits:354 Opinião

Pateira de Fermentelos

Set. 25, 2023 Hits:591 Crónicas

DA REPÚBLICA AO VISCONDE

Set. 22, 2023 Hits:217 Crónicas

Portugal, país de imigra…

Set. 19, 2023 Hits:268 Crónicas

AINDA E SEMPRE A EMIGRAÇ…

Set. 19, 2023 Hits:285 Crónicas

O PUDOR HIPÓCRITA - O Ca…

Set. 19, 2023 Hits:269 Crónicas

No concelho de Sátão

Set. 18, 2023 Hits:458 Apontamentos

Contra os moralistas marc…

Set. 18, 2023 Hits:187 Opinião

Triste Fado

Set. 17, 2023 Hits:224 Opinião

Daqui Fala o Planeta Terra





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!

Novamente, o mesmo pesadelo. Mais uma noite sem sossego, mesmo assim, tentei acalmar-me, aguardando a manhã seguinte, que já caminhava do outro lado do planeta na minha direção. 

Que repercussões devem existir ao escutarmos o aviso do planeta Terra acerca da Nossa fatal degeneração? As palavras que a Terra proferiu, como um trovão galáctico, devem dominar a Nossa atenção. 

Este foi o apelo pronunciado pelo Planeta:

Vou contar-vos uma história sobre a origem de tudo. Há biliões de anos atrás, o Universo nasceu com a mais vigorosa explosão de todos os tempos. Escureceu, até surgirem as galáxias e as estrelas, enchendo o cosmos de luz. Os planetas só mais tarde acordaram. Foi entre o frio do espaço e turbulentas forças gravitacionais, aflitas pela claridade interestelar, que há cerca de 4,5 biliões de anos apareci na galáxia Via Láctea. Depois, surgiu uma molécula, que com o decorrer do tempo foi-se duplicando, produzindo cópias e mais cópias inteiramente por acaso, até se desenvolverem organizadas locomotivas moleculares. Vagarosamente, a Vida, acolhida no meu colo, nascera e preparava-se para ondular livremente, evoluir para uma biodiversidade fascinante.

Primeiro apareceram os dinossauros. Seguidamente, emergiram pequenas criaturas de sangue quente que, progressivamente, aprenderam a construir utensílios e a utilizar o fogo. Foi na África Oriental, há alguns milhares de anos, que deram os primeiros passos. Os seus cérebros desenvolveram inteligência em harmonia com a Natureza. Uma melodia que os transportou através dos oceanos do espaço e do tempo. Seres do Cosmos. Com diversas ideias e paixões. Diferentes histórias. Diferentes memórias.

Durante muito tempo partilhamos um meigo caminho, até que uma nova bandeira foi hasteada. A adoção de uma visão perigosa pelas pequenas criaturas de sangue quente rasgou o desejo de aprenderem com os seus erros. Gradualmente, envenenaram a água, a terra e o ar, alterando o equilíbrio natural.

Sei que as fronteiras nacionais não se destacam quando observadas da vastidão das estrelas, estas apenas determinam regiões de ilusória abundância infinita, espaços de guerra, fome, doença, seca e intempéries. Zonas de fanatismos étnicos, religiosos e nacionalistas. Mais de duzentos Estados nacionais e a única batalha que merece ser travada é a redescoberta do caminho do respeito e harmonia pela Vida nesta esfera azul.

Sinto muito, mas, mais não consigo dizer! É tempo de decisões, de esbaterem diferenças, de cada um encontrar as necessárias forças de inteligência e de carácter para agir.”.

Após ouvir o planeta Terra, não me atrevi a dizer uma única palavra. Silêncio total e absoluto. Cada impulso na minha vontade de falar esbarrava com a resistência de um obstáculo. O Seu apelo era um perpétuo aviso às pequenas criaturas de sangue quente que se têm revelado incapazes de atuar. Miserável fraqueza! A ilusão parece estar prestes a acabar. E sem dignidade humana como poderá existir civilização? 

Novamente, o mesmo pesadelo. Mais um dia sem sossego, mesmo assim, tentei acalmar-me, aguardando a noite seguinte, que já caminhava do outro lado do planeta na minha direção.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Hélio Sequeira
Author: Hélio SequeiraEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades
Partilhe o nosso conteúdo!

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 400  pessoas que estão a ver esta página no momento, e 0 membros em linha

Top News Embaixada

EVENTOS ESTE MÊS

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

News Fotografia

Foto : Het Nieuwsblad