Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades Portuguesas - Cultura, Recordação e Desejo
sábado, 09 dezembro 2023

CAIU A PERFORMANCE DOS AL…

Dez. 05, 2023 Hits:157 Opinião

O viciante negócio das a…

Nov. 30, 2023 Hits:501 Opinião

Em Loulé

Nov. 29, 2023 Hits:949 Apontamentos

FERREIRA DO ZÊZERE

Nov. 27, 2023 Hits:505 Crónicas

Portugal: António Costa…

Nov. 22, 2023 Hits:350 Opinião

Em Faro

Nov. 22, 2023 Hits:1396 Apontamentos

TERRA MORNA

Nov. 21, 2023 Hits:724 Crónicas

LENDA DO RIO LIMA

Nov. 20, 2023 Hits:114 Crónicas

Um Conselho de Amigo

Nov. 18, 2023 Hits:961 Opinião

ENSEADA DE CRISTAL

Nov. 13, 2023 Hits:625 Crónicas

Cultura, Recordação e Desejo





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


A Hermenêutica que vem do grego “hermēneuein”, que significa interpretar, era um termo inicialmente teológico, que indicava a metodologia própria da interpretação da Bíblia, dependendo da exegese linguística e histórica.

O vocábulo transitou depois para o domínio laico, para designar o esforço de interpretação científica e, se possível, exaustiva, de um texto difícil, tendo sido retomado contemporaneamente, por Paul Ricoeur, entre outros.

Certamente que a interpretação da Bíblia, ou de um texto difícil, ou mesmo de uma cultura, constitui, eventualmente, um obstáculo intransponível, se se considerar a ausência de investigação científica, profunda, exclusiva e longa no tempo, situação que se verifica, com muita frequência, entre estudantes, investigadores e académicos. Não é fácil, nem levianamente encarada a obrigação de elaborar um trabalho, sobre qualquer tema hermenêutico, como bastante espinhoso se torna o estudo desta matéria.

Neste contexto hermenêutico, a cultura é, portanto, a base fundamental, a partir da qual o homem se projeta para um horizonte de esperança, porque conhecedor do seu passado, ciente dos erros que a História lhe narra e das virtudes que lhe ensina.

Tradição e Cultura são aspetos do mesmo enquadramento humano no mundo, porque, efetivamente, a cultura acumula-se pela tradição, pela experiência, pelo intercâmbio entre os povos, ela é, afinal, o modo de ser, agir e pensar de um povo e, só na posse desse conhecimento, tão rico e profundo, é que a compreensão se torna possível. A cultura é, acima de tudo, um estudo prolongado, sempre renovado, sempre atualizado aos seus temas, no contexto histórico-social.

Como ser no mundo, o homem tem, forçosamente, um comportamento perante esse mundo e que inclui diálogo. É este diálogo que faz, para além do ambiente, o mundo do homem. Em consequência, o homem encontra-se numa relação de pertença para com a sua experiência originária do mundo: não é sem o que já foi, sem o que já viveu e experimentou; não é sem a experiência acumulada por si e seus antepassados.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Diamantino Bártolo
Author: Diamantino BártoloEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades
Partilhe o nosso conteúdo!

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 130  pessoas que estão a ver esta página no momento, e 0 membros em linha

Top News Embaixada

EVENTOS ESTE MÊS

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

News Fotografia

0
Partilhas
0
Partilhas