Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades Portuguesas - Como se escolhe perfume
domingo, 03 dezembro 2023

O viciante negócio das a…

Nov. 30, 2023 Hits:441 Opinião

Em Loulé

Nov. 29, 2023 Hits:726 Apontamentos

FERREIRA DO ZÊZERE

Nov. 27, 2023 Hits:464 Crónicas

Portugal: António Costa…

Nov. 22, 2023 Hits:288 Opinião

Em Faro

Nov. 22, 2023 Hits:1339 Apontamentos

TERRA MORNA

Nov. 21, 2023 Hits:668 Crónicas

LENDA DO RIO LIMA

Nov. 20, 2023 Hits:67 Crónicas

Um Conselho de Amigo

Nov. 18, 2023 Hits:909 Opinião

ENSEADA DE CRISTAL

Nov. 13, 2023 Hits:584 Crónicas

A instabilidade crónica …

Nov. 08, 2023 Hits:188 Opinião

Como se escolhe perfume





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


Pode-se entrar no ano que se inicia. Com mãos leves e olfato aguçado. Pisando leve, para cuidar de não espantar os pássaros que pousam pelo chão a frente e levantam o aroma das flores. Pode-se sentir uma fragrância. E outra. Pausa. Entre a última e a próxima, um gole de café, para espantar os medos e as ausências que teimam em nos presentear em fins de ano mas não são fim do mundo.

Como se escolhe perfume, vira-se uma página mal escrita de um livro que logo termina. Como se escolhe perfume, encerra-se o livro e se inicia o próximo. Feito mês que se esgota de tão extenso e, depois, torna-se fevereiro veloz. Chega-se ao fim do ano como quem extraiu a última gota do melhor perfume. Ou terá sido o fim do perfume menos atraente? Há quem creia haver apenas uma única essência ideal a cada indivíduo. Já outros aprendem que várias essências nos garantem os bons ares, que muitas essências nos preenchem o olfato com boas experiências e é desnecessário na prática se fixar numa única. Mas, por um dia, é preciso escolher algum perfume. E como se escolhe perfume, traça-se uma rota de vida. Como se escolhe perfume, escolhe-se como passar as horas, mesmo que seja perfume barato, convém não desprezar! E, depois, sempre há mais suor e novos banhos, de que refeitos, saímos prontos a novos lavandários e, mais adiante, desejando o aroma das cerejeiras...

Como se escolhe perfume é questão de tempo. O tempo da fixação. E do éter. Rápido ou vagaroso está na sutileza das narinas, na sabedoria da espera e da apreciação. Como se escolhe perfume, escolhe-se com quem partilhar a ceia. E com quem trocar ideias. Como se escolhe perfume, abraça-se o dia, o ano, a vida.

Deixar-se exalar o aroma próprio... e se permitir sentir o cheiro dos outros, os cheiros a nossa volta é tarefa sábia, mas não da sabedoria dos estudos ou dos anos de vida, é tarefa de sabedoria divina, de quem vive despercebido, mas alerta à Natureza, e a nossa condição básica... Por fim, confesso que como se escolhe perfume, escolho as palavras, ora confundindo os tempos, ora os rearranjando nas narinas quase sempre alertas, em busca (vã) de melhor sentido...

Luso.eu - Jornal das comunidades
Gisele Wolkoff
Author: Gisele WolkoffEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades
Partilhe o nosso conteúdo!

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 279  pessoas que estão a ver esta página no momento, e 0 membros em linha

Top News Embaixada

EVENTOS ESTE MÊS

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

News Fotografia

 
 
0
Partilhas
0
Partilhas