segunda-feira, 25 setembro 2023

Dignificar os Funcionári…

Set. 25, 2023 Hits:113 Opinião

Pateira de Fermentelos

Set. 25, 2023 Hits:262 Crónicas

DA REPÚBLICA AO VISCONDE

Set. 22, 2023 Hits:174 Crónicas

Portugal, país de imigra…

Set. 19, 2023 Hits:237 Crónicas

AINDA E SEMPRE A EMIGRAÇ…

Set. 19, 2023 Hits:258 Crónicas

O PUDOR HIPÓCRITA - O Ca…

Set. 19, 2023 Hits:233 Crónicas

No concelho de Sátão

Set. 18, 2023 Hits:389 Apontamentos

Contra os moralistas marc…

Set. 18, 2023 Hits:145 Opinião

Triste Fado

Set. 17, 2023 Hits:172 Opinião

DIREITOS SUBJETIVOS NA LI…

Set. 17, 2023 Hits:126 Crónicas

JORNADAS DO PATRIMÓNIO E…

Set. 16, 2023 Hits:126 Crónicas

Elogio da Ignorância

Set. 11, 2023 Hits:771 Opinião

OS JOVENS SÃO A GERAÇÃ…

Set. 07, 2023 Hits:197 Opinião

Eternamente só

Set. 07, 2023 Hits:165 Crónicas

As correrias da Bia ou a aventura do início de carreira no estrangeiro





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!

Percorre a Bélgica quase de uma ponta à outra, o país também não é enorme, para ensinar a nossa língua, a língua portuguesa aos filhos da comunidade emigrante para quem é importante que os respetivos descendentes também falem a língua de Camões, o poeta de Os Lusíadas que empresta, aliás, o nome ao Instituto Público para o qual trabalha.

Há dias que está na Valónia em Yvoir, em La Hulpe, ou em Braine-le-Château, outros que percorre os caminhos para Drogenbos na Flandres, outros ainda que fica na região de Bruxelas capital para ensinar nas escolas de Woluwe-Saint-Lambert e Woluwe-Saint-Pierre. Mas, para lá chegar pode ser difícil, demorado e chato. Nas situações mais simples leva apenas uma ligeira meia hora e apanha um único meio de transporte, contudo nas mais distantes tem de apanhar dois autocarros e ainda comboio para chegar às escolas onde os alunos tranquilamente a aguardam. 

De ar franzino e gaiato, óculos grandes, sempre com um sorriso nos lábios, esta jovem professora, em regime de substituição, de português no estrangeiro, Mestre em línguas pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, tanto salta para uma plataforma de comboio, como espera horas infindas numa remota estação de autocarro, ou foge atrás do elétrico, cujas linhas agora já conhece de cor à custa de tanto as palmilhar por todos os meios e até a pé muitas vezes, numa situação bem diferente da aflição por que passou acabada de chegar a Bruxelas. No seu segundo na capital belga, com apenas dois por cento de bateria no telemóvel e na mais completa ignorância do mapa da cidade, trocou-se e apanhou o autocarro para casa onde então residia, mas em sentido oposto do pretendido. Valeu-lhe a simpatia do motorista que a amparou no seu desespero e a levou a fazer o percurso numa direção e depois na outra, não fosse não dar de novo com o lado certo da paragem, naquela noite escura e fria em que se desorientou numa rua deserta de Bruxelas.   

Leciona as aulas de terças a sábados em tempos horários que oscilam entre a hora e meia e as três, com alunos que vão dos 5 aos 14 anos de idade. Quando fala sobre o seu trabalho revela-se no rosto o enorme prazer com que enfrenta a situação e a sua total dedicação aos alunos e às aulas, natural para quem está a trabalhar pela primeira vez, na sua área, e logo no estrangeiro, num país em que nunca tinha estado antes, o que tem constituído um duplo estímulo à sua capacidade em se superar.

É este enorme desafio pessoal e profissional que a Beatriz enfrenta com a satisfação de começar a sentir os seus alunos a quem ensina as especificidades gramaticais da língua lusa, os ditongos e os hiatos, o vocabulário, os pronomes, as complexas formas verbais, a pronúncia das palavras, o nome dos números, para que estes se sintam mais seguros e mais à vontade a falarem duas línguas, deixando para trás a vergonha de comunicarem em português. A verdade, diz ela com um brilhozinho nos olhos, é que “já se notam enormes diferenças no à vontade com que já falam o português”.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Silvino Gomes da Silva
Author: Silvino Gomes da Silva Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades
Partilhe o nosso conteúdo!

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 733  pessoas que estão a ver esta página no momento, e 0 membros em linha

Top News Embaixada

EVENTOS ESTE MÊS

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

News Fotografia