quinta-feira, 29 setembro 2022

Então Paris como é?

Set. 28, 2022 Hits:21 Crónicas

Desliguei a internet

Set. 26, 2022 Hits:62 Crónicas

OS TEMPOS DAS CIDADES

Set. 19, 2022 Hits:105 Crónicas

Quem vai pagar impostos?

Set. 19, 2022 Hits:94 Opinião

Os robots não devem paga…

Set. 18, 2022 Hits:232 Opinião

Paternalismo

Set. 14, 2022 Hits:87 Crónicas

A BICICLETA DOS ANJOS

Set. 12, 2022 Hits:75 Crónicas

UM CIMBALINO SE FAZ FAVOR

Set. 10, 2022 Hits:339 Crónicas

O aroma do café no ar

Set. 05, 2022 Hits:87 Crónicas

Abelhas, mistério e vida





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Escrevendo aqui há tempos para um outro periódico sobre utilização e eliminação de agrotóxicos, fui conduzida a uma pesquisa sobre o uso dos mesmos, tendo descoberto que (e transcrevo): em 2017 realizou-se em Lisboa um encontro internacional de “Alternativas aos herbicidas”, com um elevadíssimo grau de participação, juntando freguesias e municípios e ainda o presidente da Câmara da cidade belga Gent, que realçou «as motivações para o abandono dos pesticidas, o processo de transição e os resultados alcançados. Algumas plantas espontâneas foram permitidas, a cidade tornou-se mais verde, mais florida, com mais aves, a reação dos residentes foi muito positiva, os jardineiros aprenderam muito sobre plantas e passou a ter apicultores. Gent tornou-se uma cidade aprazível para todos!»

É uma experiência inspiradora, mas não é por aqui, pelo uso ou abandono dos pesticidas, que quero hoje seguir. Dá-se o caso de ter encontrado entre os livros da Biblioteca do filósofo António Telmo, um exemplar intitulado A Vida das Abelhas, de Maurice Polydore Marie Bernard Maeterlinck, mais conhecido pelo seu último apelido, nascido em Agosto de 1862 em… Gent (Ghent ou Gante, vejo várias versões…). O seu livro, que tenho estado a ler na tradução exemplar de Cândido de Figueiredo, não é um manual técnico sobre as abelhas, mas um texto de divulgação, quase poético, sobre estas loiras avícolas, nas palavras de Ronsard.

O livro é uma maravilha, a tradução um mimo, mas a razão por que trago aqui o tema é esta curiosa ligação entre a experiência da cidade belga de Gent testemunhada em Lisboa em 2017, no seu acréscimo da qualidade de vida reflectida em factores vários, nomeadamente o aparecimento de apicultura, e este belga, dramaturgo, poeta, ensaísta, galardoado com o Nobel da Literatura em 1911, autor de um dos mais emocionantes textos poético-realistas sobre as abelhas, com primeira edição em 1901. Mas esta privilegiada relação entre a Bélgica e a vida das abelhas não se fica por aqui, pois fiquei a saber, por Maeterlinck na tradução portuguesa, que o naturalista flamengo Clutins foi quem, entre outras descobertas importantes, deu a conhecer que «a rainha é a única mãi de todo o seu povo, e possue os atributos dos dois sexos».

Da leitura do livro fica-se a saber quão misteriosa é a vida das abelhas, e da observação das coincidências se conclui como é misteriosa a nossa vida. Muito para além de toda a capacidade de interpretação.

Fica o registo sobre este autor nascido em Ghent, apaixonado pelas abelhas, e a experiência, tantos anos depois, da despoluição de herbicidas levada a cabo nesta mesma cidade, com o consequente desenvolvimento da apicultura. Sob o olhar benévolo que não conseguimos ver, mas imaginamos, de Maeterlinck. Há quem parta deixando o mundo mais rico.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Risoleta C. Pinto Pedro
Author: Risoleta C. Pinto PedroEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos

Adicione o seu comentário aqui!

luso.eu Jornal Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 1000 visitantes e 0 membros em linha

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

EVENTOS ESTE MÊS

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

News Fotografia