Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades Portuguesas - A assinatura de Deus
terça-feira, 28 novembro 2023

FERREIRA DO ZÊZERE

Nov. 27, 2023 Hits:247 Crónicas

Portugal: António Costa…

Nov. 22, 2023 Hits:254 Opinião

Em Faro

Nov. 22, 2023 Hits:1217 Apontamentos

TERRA MORNA

Nov. 21, 2023 Hits:543 Crónicas

LENDA DO RIO LIMA

Nov. 20, 2023 Hits:55 Crónicas

Um Conselho de Amigo

Nov. 18, 2023 Hits:886 Opinião

ENSEADA DE CRISTAL

Nov. 13, 2023 Hits:571 Crónicas

A instabilidade crónica …

Nov. 08, 2023 Hits:175 Opinião

HÁ VIDA NOS MUSEUS

Nov. 08, 2023 Hits:402 Crónicas

A Importância de Ser Ern…

Nov. 05, 2023 Hits:439 Opinião

A assinatura de Deus





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


Há uns anos, aquando de uma das várias visitas que anualmente fiz à ARCO de Madrid com um grupo de professores e alunos da minha escola, visita que abrangia vários dias e não se limitava à ARCO, mas às mais interessantes galerias de arte de Madrid, vi uma exposição sobre pintores simbolistas que me impressionou pela beleza e mistério, e nunca mais me deixou indiferente a esta pintura.

Já não estou segura dos nomes que ali vi representados, mas iria jurar que Delville, de quem já aqui trouxe uma obra, “A Escola do Silêncio”, e que mencionei superficialmente, era um deles.

Nascido em Lovaina em 1867, com formação em Belas-Artes e frequentes visitas a Paris, o estilo movimenta-se do realismo para o simbolismo, onde assume, verdadeiramente, a sua originalidade. Por outro lado, o contacto com escolas esotéricas como o Martinismo e o Rosacrucianismo não o deixa indiferente, e contribui para o ambiente estético e espiritual da sua obra: misteriosa, alegórica, idealista e poética. Foi igualmente tocado por Eliphas Levi, Blavatsky e Annie Besant, assim como pela obra de Dante, Maeterlinck e Wagner.

No desenho e na pintura, a que reconhece a mesma dignidade e onde é igualmente talentoso, a importância filosófica que atribui à linha, a base do desenho, está patente:

A arte começou com o desenho, a linha, e a Linha é a alma do Equilíbrio, a própria essência da forma. Acrescenta, ainda, ser o desenho a prova do génio.

Exactamente o contrário de alguma tendência nossa contemporânea, onde se afirma (e não invento, foi-me dito) ser a mestria do desenho dispensável para o exercício da arte visual.

Não tomo partido, mas tenho a minha íntima simpatia pela convicção de Delville. Que vai mais longe, pois vê a linha, enquanto arte, como mediadora entre a matéria e o Espírito, dizendo que na Natureza, a linha é a assinatura de Deus.

A sua sólida técnica, alimentada pelo estudo dos clássicos em Roma e Florença, mereceram o respeito dos seus contemporâneos, tendo obras em vários edifícios públicos, nomeadamente no Palácio da Justiça, em Bruxelas, em cuja Academia das Belas-Artes leccionou como professor. Mas também na Escola de Arte de Glasgow. Não se ficou por aqui, tendo abundantemente levado a arte do traço até artigos em periódicos, ensaios sobre arte, e criação poética, de que trago aqui apenas uma estrofe, devido à extensão:

O Livro Sagrado 

«Voluteando o dourado das páginas com minhas fervorosas mãos,

Como se meus dedos puros percorressem a luz,

Ó imenso e luminoso livro, tua poderosa prece

Desdobra, na minha noite, o místico tesouro! 

[…]» 

Não pretende este artigo transformar-se num ensaio sobre Delville, até por me faltar saber para tal, mas mostrar o que nele resplandece de espírito, talento, riqueza e originalidade, no já de si fértil painel dos artistas simbolistas.

A melhor forma, contudo, de prestar homenagem ao seu espírito, é observar, em silêncio, a sua obra, e ler, como quem ora, os poemas prece.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Risoleta C. Pinto Pedro
Author: Risoleta C. Pinto PedroEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades
Partilhe o nosso conteúdo!

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 339  pessoas que estão a ver esta página no momento, e 0 membros em linha

Top News Embaixada

EVENTOS ESTE MÊS

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

News Fotografia

 
 
0
Partilhas
0
Partilhas