segunda-feira, 28 novembro 2022

DEPOIS DO EUROMILHÕES

Nov. 27, 2022 Hits:544 Crónicas

PORTUGAL É RONALDO E RON…

Nov. 24, 2022 Hits:261 Opinião

Crónica triste para um d…

Nov. 20, 2022 Hits:141 Opinião

Em Ocasiões Especiais

Nov. 20, 2022 Hits:515 Crónicas

Os sonhos adiados

Nov. 19, 2022 Hits:206 Crónicas

IXELLES – UMA VILA DESO…

Nov. 15, 2022 Hits:252 Opinião

CRIANÇA PRESA NO PENICO

Nov. 13, 2022 Hits:463 Crónicas

Duas tardes em Coja

Nov. 13, 2022 Hits:805 Apontamentos

Esta vida de hipster

Nov. 08, 2022 Hits:128 Crónicas

Ladroagem Eleitoral

Nov. 06, 2022 Hits:337 Opinião

O “Auto Suicídio” de…

Nov. 04, 2022 Hits:345 Opinião

Em Helsínquia, junto ao mar





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


    Na linha costeira da capital finlandesa é frequente, na primavera e no verão, a lavagem de tapetes num exercício em família ou entre amigos. Como queria assistir ao ritual e tinha saudades de beira‑mar, postei‑me com a Jūratė num dos três estrados próximos do bar Mattolaituri, que é muito stylish e merece referência no guia Wallpaper. Eles têm mesas para a esfrega e, a alguns metros dali, há varais e uma máquina com rolo de prensagem para enxugo. A espera foi infrutífera, ninguém apareceu. Visto que estava frio e no Mattolaituri só nos podíamos abancar na esplanada, seguimos para o café Ursula, também ele ao pé das águas do golfo. Aí nos serviram capuchino e duas guloseimas, o voisilmäpulla, pão doce redondo, condimentado com cardamomo, que no centro exibe a sequela de uma erupção de manteiga e por isso se chama «olho de manteiga», e o wienermunkki, pequeno travesseiro que sabe a bola de Berlim e tem recheio de compota.

     Céu e mar vestiam‑se do mesmo azul a desbotar para cinzento, mas os barcos e os ilhéus que se intrometiam no horizonte asseguravam não estar defronte de nós apenas uma unidade e o seu reflexo.

     No Ursula as pessoas discreteavam. À semelhança do que sucedia na cidade, a boa educação e a elegância de maneiras imperavam, a atmosfera era tranquila e convivial e tudo isso impediu que o cinza lá fora nos pesasse na alma. Em Bruxelas não é assim, o gravame do dia pardo é exacerbado pelo baixo nível dos serviços, pela falta de modos que ganha terreno, pelos absurdos com que tantas vezes temos de lidar.

     Dois dias mais tarde, voltámos à orla marítima de Helsínquia para ver o traço atípico do Löyly, estabelecimento com restauração, sauna e, segundo consta, the place to be. O conceito e as linhas revelam arrojo, mas quando lá fomos a estética dava de si ante cinco baleias que se exprimiam em inglês e um grupo de homens mal‑asados que vozeavam em espanhol, elas e eles no terraço da sauna contíguo à esplanada. Tão‑pouco eram agradáveis à vista e ao ouvido os asiáticos barulhentos que, com t‑shirts garridas, mergulhavam no Báltico logo que saíam do suadouro.

     Demos de frosques rumo ao café Birgitta, a dois minutos de caminho e de frequência nórdica. Nele gozámos o fim de tarde ao ar livre e assistimos à seguinte cena: um pardal pousou no prato em que um cavalheiro deixara restos de comida; logo apareceu um corvo que, de forma agressiva, afastou o pardal; por fim, uma gaivota investiu contra o corvo e expulsou‑o dali.

     Na Finlândia, vinha sentindo — ou, quando menos, testemunhando — concórdia, acatamento e civilidade. Desta vez, bravios foram os animais.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Paulo Pego
Author: Paulo PegoEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos

Adicione o seu comentário aqui!

luso.eu Jornal Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 536  pessoas que estão a ver esta página no momento, e 0 membros em linha

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

News Fotografia