FALECIMENTO DO PRIOR DE PAREDES DE COURA



O luso.eu Jornal das comunidades é gratuito mas quero ajudar!

No final da manhã do passado domingo 22 do corrente mês, faleceu na sua casa á Rua General Norton de Matos na vila de Ponte de Lima, o Padre Eurico da Silva Pinto. Frequentou o Seminário em Braga e foi ordenado em 2 de Setembro de 1984, com a sua Missa Nova na Matriz de Ponte de Lima, onde tantas vezes celebrou e interinamente foi Pároco, antes de rumar mais ao interior do Alto Minho.

O saudoso Amigo, parceiro em alguns eventos locais e em Paredes de Coura, onde era pároco da sede do concelho e freguesia de Resende, além de capelão dos Bombeiros Voluntários, e entusiasta pelo restauro da Igreja Matriz, Residência paroquial e Santuário do Espírito Santo; a sua dedicação ao vizinho concelho, fez com que o município o agraciasse em 10 de Agosto de 2013, com a Medalha de Mérito em grau prata. O Padre Eurico contava 68 anos de idade, mas padecia de doença oncológica há cerca de três, com acompanhamento médico no Porto e em Ponte de Lima.

Dedicado á Fé, com grande número de amigos na terra natal e na adoptiva onde exerceu o múnus pastoral toda a vida, o sacerdote era afável, registando sempre boa disposição e humor em conversas amigas ou oficiais! A sua perda motivou votos de pesar pelos municípios de Paredes de Coura e Ponte de Lima e neste último também, a Irmandade da Misericórdia.

Com um trajecto litúrgico e social de referência, recordemos a sua participação como vogal da comissão de Festas do concelho de Paredes de Coura, depois igual cargo nas de Ponte de Lima, e nos últimos anos secretário da direcção da Associação Concelhia das Feiras Novas.

Interessado, activo e sempre disponível, na sua terra natal ocupava também o cargo de Mesário da Santa Casa da Misericórdia, cujas cerimónias religiosas anuais dirigia com saber e dedicação, gosto e empenho, tal como para as Feiras Novas, onde a Procissão à padroeira, Nª Sª das Dores, tinha para ele um carinho especial há longa data, iniciado como acólito em tempo de juventude.

Nesta hora triste, recordamos o Amigo, colega em instituições ou tarefas ou pelouros, cuja missão na Terra é reconhecida por conterrâneos e muitos mais, e como Pastor da Igreja um devotado elemento!

As missas de sétimo dia pela alma do Padre Eurico, terão lugar em Paredes de Coura na Sexta – feira, 27 do corrente pelas 19,00 h, e em Ponte de Lima no Sábado, dia 28, pelas 11,00 h também na Matriz.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tito Morais
Author: Tito Morais
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos

Adicionar o seu comentário aqui!