Eleições: BE preocupado com abstenção diz que causas são diversas, complexas e exigem reflexão

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

(Lusa) - O BE manifestou hoje preocupação com as projeções do aumento da abstenção nas eleições legislativas, considerando que as causas deste "fator negativo" são diversas, complexas e exigem "a continuidade de uma reflexão profunda".

"Os dados que nós temos até ao momento e que já são públicos permitem-nos concluir que mais uma vez temos um aumento da abstenção. Temos um aumento em percentagem, mas também, ao que parece, em número absoluto de votantes. Isto é uma preocupação, tem sido uma preocupação constante da democracia", disse aos jornalistas a dirigente do BE, Joana Mortágua, no Teatro Thalia, em Lisboa, o quartel-general dos bloquistas para esta noite eleitoral.

As projeções das televisões para a abstenção nas eleições legislativas de hoje situam-se entre os 35,4% e os 51%.

Esta é, segundo a cabeça de lista por Setúbal, "naturalmente uma preocupação para o Bloco de Esquerda, sobretudo num contexto em que houve já algumas medidas que favoreceram a ida às urnas dos cidadãos", nomeadamente com o recenseamento automático dos cidadãos portugueses que residem no estrangeiro e também com a possibilidade voto antecipado em mobilidade".

"E o que nos indica também é que as causas da abstenção são diversas, são complexas, exigem a continuidade de uma reflexão profunda porque ela é um fator negativo do ponto de vista democrático", apontou

A RTP avançou às 19:00 com uma previsão de abstenção de 44% a 49%, a SIC com 47,5% e 51% e a TVI entre os 35,4% e os 39,4%.

Os valores da abstenção, segundo as projeções divulgadas pela CMTV, devem ficar entre os 44 e os 48%.

Entretanto, a TVI fez uma atualização, indicando que a abstenção pode ficar entre os 43,4% e 47,49%, números referentes à totalidade dos cerca de 10,8 milhões de eleitores em território nacional e no estrangeiro.


RECOMENDADOS PARA SI

Eventos este Mês

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
5
6
12
13
19
20
26
27
31

Últimos Tweets

Novo livro sobre Gérald Bloncourt e o nascimento da democracia portuguesa em Fafe https://t.co/omMOquth0N
Miguel Alves constituído arguido na operação éter https://t.co/QxTxa7XE7r
ARROZ DE SARRABULHO REUNIU 700 APRECIADORES EM FRANÇA! https://t.co/LzDWgSVYvX
Follow Jornal das Comunidades on Twitter