Afectos com Letras na sua vigésima segunda missão solidária à Guiné-Bissau

Previous Next

ID:N°/ Artigo: 3466
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A Afectos com Letras, uma organização não governamental para o desenvolvimento portuguesa, realizou entre os dias 21 de fevereiro e 02 de março a sua vigésima segunda missão solidária à Guiné-Bissau. Um grupo de voluntários desta associação partiu de Bruxelas para realizar uma série de atividades no âmbito dos projetos dinamizados por esta ONG na Guiné-Bissau desde o ano de 2009.

Com quatro escolas em funcionamento e bibliotecas espalhadas por todos o país, desta feita foi criada e inaugurada uma biblioteca na Casa-Museu onde nasceu Amílcar Cabral, em Bafatá, com um fundo documental de 1800 livros. Marcaram presença neste momento simbólico o ministro da Presidência e dos Assuntos parlamentares da Guiné-Bissau., Agnelo Regalla e Ndira Cabral, filha de Amílcar Cabral. Para o mês de maio está prevista a criação de uma outra Biblioteca em Bissau, resultante de um protocolo assinado pela Associação Afectos com letras e a Direção-Geral de Cultura da Guiné-Bissau.

Foram entregues pelos voluntários desta ONGD duas descascadoras de arroz às populações de aldeias fortemente dependentes da rizicultura em duas regiões distintas da Guiné-Bissau (região de Cacheu e de Biombo), com o objetivo maior de retirar as meninas do trabalho moroso e pesado da descasca manual do arroz que muitas vezes as impede de ir à escola e de dar um arroz menos partido e com maior valor nutricional. Estas duas máquinas juntam-se a três outras já doadas desde 2014 e que têm feito uma profunda mudança na vida das meninas e mulheres guineenses.

Ainda no programa de trabalho, foi contemplada uma entrega de material medico hospitalar e medicamentoso no Hospital Nacional Simão Mendes destinado aos pacientes da unidade de queimados deste hospital de referencia na capital, Bissau, e que resultou de uma campanha de recolha levada a cabo em Portugal e na Bélgica durante o mês de janeiro.

No âmbito da cooperação com outras associações e entidades, foi lançada a Biblioteca Itinerante Toca-Teca, uma parceria daa Afectos com Letras com a ONG FEC e que irá percorrer escolas das várias regiões do país com livros para leitura no local e requisição. Foi ainda assinado um protocolo com as rádios Cardal FM (portuguesa) e Capital FM (guineense) para criação de um programa infantil semanal nesta última rádio guineense - “O cantinho dos Afectos com Letras” - dedicado ao público mais jovem da Guiné-Bissau.

No regresso desta Missão Solidária, o grupo voluntário da ONGD Afectos com Letras manifestou-se francamente satisfeito com o resultado desta semana de trabalho e planeia regressar a Bissau já no próximo mês de abril com novos projetos na calha.

O relatório da missão pode ser consultado na página da ONGD Afectos com Letras


RECOMENDADOS PARA SI

Últimos Tweets

Em Tampere, Guise e Crespi d’Adda https://t.co/jshY0UH8R4
Filme EMPATE novamente em Bruxelas https://t.co/d8bOnlr326
A segunda vez de Portugal em Kiev https://t.co/yQS4DcNrEM
Follow Jornal das Comunidades on Twitter