Um grupo de jornalistas da Imprensa e Rádios Locais do Minho, proveniente dos concelhos de Ponte da Barca, Ponte de Lima, Barcelos e Vila Verde, visitou na passada Sexta – feira 11 do corrente, o Parlamento Europeu em Bruxelas, a convite do eurodeputado José Inácio Faria, do Movimento Partido da Terra / Partido Popular Europeu.

A delegação foi acolhida pelas 9,00 h por Assistentes do seu Gabinete, seguindo-se uma reunião com Sandra Carreira, Assessora de Imprensa para Portugal do Grupo PPE (Partido Popular Europeu), onde estão inscritos os parlamentares eleitos pelo CDS/PP, o PSD e o MPT.

Durante uma hora, aquela responsável pela informação em língua materna da atividade dos 215 membros do PPE, explicou a produção e difusão dos textos e os meios mais utilizados, designadamente as Redes sociais e Notas de Imprensa.

Os participantes expuseram igualmente as suas experiências profissionais, e esclareceram dúvidas sobre a relação do eurodeputado com o seu grupo político – PPE – como representantes de 500 milhões de habitantes europeus, salientando a quota dos 21 portugueses.

O programa prosseguiu com a Visita à Sala Mário Soares, ao Serviço de comunicação social do PE, e um outro Encontro, agora com o anfitrião, o eurodeputado José Inácio Faria, natural de Viana do Castelo.

O grupo conheceu então a actividade do membro do MPT no hemiciclo e na Comissão de Ambiente, Igualdade do Género, Saúde Pública e Segurança Alimentar, e na – EUROLAT – eleito nos 75 eurodeputados nessa missão de aproximar a Europa à América Latina (Argentina, Brasil, Equador, Paraguai, Perú, Uruguai, Venezuela, etc).
Aliás, José Inácio Faria, regressava de uma reunião iniciada às 8.00 h da manhã nessa comissão, a que se seguiria uma outra no período da tarde.

Seguiu-se uma Conferência de imprensa, onde o eurodeputado respondeu sobre a sua acção em prol dos Direitos Humanos, (com apoio de medicamentos, alimentação e subsídios), desemprego e defesa da gastronomia de Portugal, principalmente. Neste sector, o eurodeputado referiu-se ao megaevento para a Primavera próxima – Semana de Portugal / Minho – com degustação de 30 produtos da enogastronomia já selecionados, para além de Arte e Cultura, com participação ou homenagem a grandes nomes nacionais.

Associaram-se á discussão dos temas, dois nossos compatriotas e profissionais na Bélgica: António Fernandes, Director de Jornalismo no CESE (Comité Económico e Social) em Bruxelas, e  Tony da Silva, Director deste jornal electrónico.

Pub


Pub