Bruxelas anuncia novas medidas de apoio a agricultores devido a seca

ID:N°/ Artigo: 1961
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Bruxelas, 30 ago (Lusa) – A Comissão Europeia anunciou hoje novas medidas de apoio aos agricultores para ajudar a minimizar as “graves dificuldades” provocadas pela vaga de seca que afetou a Europa no verão, designadamente ao nível da alimentação dos animais.

O executivo comunitário indicou que decidiu conceder derrogações suplementares “para permitir aos agricultores alimentar suficientemente os seus animais”, com medidas para aumentar a disponibilidade dos recursos forrageiros para o gado, “que constitui um dos principais desafios com que se confrontam os agricultores na sequência da seca”.

Entre as derrogações hoje apresentadas conta-se a possibilidade de considerar as culturas de inverno (normalmente semeadas no outono para a colheita e pastagem) como culturas intermédias, o que é proibido pelas regras em vigor, desde que sejam utilizadas para pastagem ou para forragem.

Bruxelas lembra que estas medidas contemplam o pacote de ações anunciado já no início do mês, quando a Comissão anunciou a antecipação dos pagamentos diretos aos agricultores para menorizarem o impacto das dificuldades causadas pela seca, uma decisão que vai ao encontro de um pedido feito pelo Governo português a Bruxelas.

O executivo comunitário esclareceu que os agricultores poderão receber antecipadamente em meados de outubro até 70% dos seus pagamentos diretos e até 85% de pagamentos a título do desenvolvimento rural.

Em 16 de julho, o ministro da Agricultura, Capoulas Santos, pedira à Comissão Europeia a antecipação, de dezembro para outubro, do pagamento das ajudas aos agricultores nos Açores, para fazerem face às dificuldades causadas pela seca.


RECOMENDADOS PARA SI

Últimos Tweets

Victor Alves Gomes sou Candidato pelo PSD https://t.co/zRkzCg22Xd
SARRABULHO E BACALHAU DE CEBOLADA JUNTA EMIGRANTES EM PARIS https://t.co/wzD9URqAvw
LE: Vitória de Guimarães arranca com derrota em Liège https://t.co/V2sxoQEr0O
Follow Jornal das Comunidades on Twitter