O Manneken Pis estreou uma nova roupa, a milionésima do seu guarda-roupa

Apesar de pequenino e por isso surpreender muitos dos turistas que o visitam pela primeira vez, o Manneken Pis é provavelmente a estátua mais popular de Bruxelas. E é a estátua mais vaidosa que conheço! Em certos dias festivos este menino é vestido com uma roupa alusiva à celebração que é preparada com todo o cuidado.

No passado dia 12, sábado, foi divulgada a sua 1000ª roupa. A cerimónia decorreu em duas partes. A primeira parte teve lugar numa das bonitas salas da comuna de Bruxelas. Discursaram representantes de diversas entidades oficiais da cidade que subtilmente iam dando pistas sobre a roupa que estavam prestes a divulgar. No ano em que o Atomium celebra 60 anos, foi anunciado que seria este o tema da nova roupa do Manneken Pis e que esta seria acompanhada de uma alusão ao fogo de artifício típico de uma comemoração destas.

Depois de se cantar os parabéns ao Atomium e de se brindar a este dia memorável passou-se à segunda parte da celebração, esta já junto da pequena estátua. Aí, num ambiente muito cerimonial e de grande suspense, foi retirada a bandeira da cidade que encobria a estátua já vestida com a nova roupa. A animação estendeu-se a várias ruas próximas, com música, distribuição de cerveja, e muitas fotografias e vídeos. A entrada no museu do guarda-roupa do Manneken Pis foi gratuita durante todo o dia.

O guarda-roupa do Manneken Pis inclui 3 vestimentas oferecidas pela comunidade Portuguesa, sendo uma delas usada na habitual celebração do 25 de Abril.

Pub
 

Susana Xará
Author: Susana Xará
Colaboradora Convidada
Pode ler mais sobre este colaborador

Entre em contacto :  Susana Xará PerfilInfo

Artigos deste Autor: