NOTA! Luso.eu usa cookies e tecnologias similares. Se você não alterar as configurações do navegador, você concorda com isso.

Saiba mais aqui

Compreendi

Parlamento Europeu assinala Dia da Mulher com conferência sobre os media

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Parlamento Europeu assinalou o Dia Internacional da Mulher com a realização de uma Comissão Interparlamentar sobre o “Empoderamento das mulheres e das jovens nos meios de comunicação”. No âmbito desta iniciativa, a eurodeputada Liliana Rodrigues, membro da Comissão dos Direitos da Mulher e da Igualdade dos Géneros, participou num painel que tinha como objetivo verificar como é que as mulheres podem influenciar os media.

Na sua intervenção, a eurodeputada referiu que a construção de sociedades igualitárias é uma das prioridades dos estados democráticos modernos e que “os meios de comunicação social desempenham um papel importante e único na construção de uma sociedade em que homens e mulheres possam usufruir de direitos iguais”.

A sub-representação das mulheres na comunicação social, tanto nas posições de chefia, como na qualidade de especialista para comentar os mais diversos assuntos da actualidade, visto que apenas 24% das posições de topo da hierarquia das organizações dos media são ocupadas por mulheres e apenas 17% das mulheres são citadas como peritas, foram algumas das problemáticas identificadas pela eurodeputada.

Na opinião de Liliana Rodrigues, para que o equilíbrio entre homens e mulheres se concretize, é necessário “reforçar os sistemas de regulação da igualdade de género, tanto a nível nacional, como europeu, incluindo normas e critérios específicos relativos à carreira profissional e à cobertura mediática”.

A parlamentar socialista defendeu, ainda, a obrigatoriedade de as empresas públicas do sector de comunicação social possuírem um Provedor independente para as questões de género, o investimento na educação e formação dos seus profissionais para as mesmas questões, a implementação de políticas activas de conciliação entre a vida privada e a vida profissional e o combate e a penalização do assédio moral e sexual.

A iniciativa organizada pela Comissão dos Direitos da Mulher e da Igualdade dos Géneros contou com a participação da Comissária Europeia para a Justiça, Consumidores e Igualdade de Género, Vera Jourová, e com uma mensagem do Presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani.

É importante recordar que esta é a segunda vez que um tema de relatório trabalhado pela deputada Liliana Rodrigues surge como tópico principal do debate anual que assinala o Dia Internacional da Mulher no Parlamento Europeu. O “Empoderamento das Jovens através da Educação” foi o foco principal da iniciativa de 2016, em que a deputada também participou num dos painéis, na condição de relatora principal do relatório homónimo.

Pub
 


Últimos Tweets

Tapetes floridos de Caminha em exposição https://t.co/dOZMSz7CUG
Argela recebe investimento de meio milhão de euros https://t.co/SPcOrn3dFe
From Vimeo
Acabei de carregar "Estreias 20 Junho" no #Vimeo: https://t.co/LItWCN5zQV
Follow Luso.be - Bélgica on Twitter