Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades Portuguesas - Protocolo visa criar respostas tecnológicas para "problemas e desafios” hospitalares
quinta-feira, 30 novembro 2023

O viciante negócio das a…

Nov. 30, 2023 Hits:272 Opinião

Em Loulé

Nov. 29, 2023 Hits:381 Apontamentos

FERREIRA DO ZÊZERE

Nov. 27, 2023 Hits:416 Crónicas

Portugal: António Costa…

Nov. 22, 2023 Hits:273 Opinião

Em Faro

Nov. 22, 2023 Hits:1299 Apontamentos

TERRA MORNA

Nov. 21, 2023 Hits:628 Crónicas

LENDA DO RIO LIMA

Nov. 20, 2023 Hits:62 Crónicas

Um Conselho de Amigo

Nov. 18, 2023 Hits:899 Opinião

ENSEADA DE CRISTAL

Nov. 13, 2023 Hits:577 Crónicas

A instabilidade crónica …

Nov. 08, 2023 Hits:179 Opinião

HÁ VIDA NOS MUSEUS

Nov. 08, 2023 Hits:406 Crónicas

Protocolo visa criar respostas tecnológicas para "problemas e desafios” hospitalares





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


O Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência e o Centro Hospitalar Universitário de São João, no Porto, assinaram um protocolo para criar novas oportunidades tecnológicas para “problemas e desafios” sentidos diariamente em meio hospitalar.

Em comunicado, o instituto do Porto (INESC TEC) revelou hoje que o protocolo de colaboração resulta de “uma visão conjunta entre as duas instituições na inovação tecnológica”.

O protocolo, assinado durante o Fórum do INESC TEC do outono, identifica áreas que correspondem a “problemas ou desafios” sentidos no dia a dia hospitalar, nomeadamente telemedicina e telemonitorização, gestão hospitalar, ‘green’ hospital, sistemas de apoio à decisão clínica, bases de dados abertas, sistemas de informação para a saúde, ciência de dados, inteligência artificial e robótica.

Esta colaboração, salienta o instituto, vai permitir “continuar a apostar na inovação tecnológica na saúde”, área onde o INESC TEC tem vindo a desenvolver tecnologias para auxiliar os profissionais de saúde ao nível da gestão de cancro, rastreio de doenças, neuroengenharia, gestão hospitalar ou políticas públicas de saúde.

Citado no comunicado, o presidente da Comissão Executiva do INESC TEC, João Claro, salienta que, com o protocolo, o instituto se compromete a “contribuir para o reforço do sucesso” do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) nas diferentes áreas, desde os cuidados de saúde à formação e investigação.

“Propomo-nos atuar em conjunto e com maior determinação no fortalecimento dos ecossistemas de inovação em saúde em que ambos estamos envolvidos, nomeadamente na Universidade do Porto e na nossa região”, refere João Claro, também docente da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

Também o presidente do Conselho de Administração do CHUSJ, Fernando Araújo, observa que o protocolo permitirá que o investimento em investigação e tecnologia se aproxime “das reais necessidades do hospital e nas dificuldades sentidas no dia a dia, envolvendo a comunidade científica na investigação de novas soluções”.

Soluções que Fernando Araújo diz ser preciso serem “mais integradas” e permitirem ao hospital “melhorar a sua prestação de cuidados junto do utente”.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades
Partilhe o nosso conteúdo!

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 208  pessoas que estão a ver esta página no momento, e 0 membros em linha

Top News Embaixada

EVENTOS ESTE MÊS

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

News Fotografia

 
 
 
0
Partilhas
0
Partilhas