domingo, 27 novembro 2022

DEPOIS DO EUROMILHÕES

Nov. 27, 2022 Hits:92 Crónicas

PORTUGAL É RONALDO E RON…

Nov. 24, 2022 Hits:259 Opinião

Crónica triste para um d…

Nov. 20, 2022 Hits:137 Opinião

Em Ocasiões Especiais

Nov. 20, 2022 Hits:510 Crónicas

Os sonhos adiados

Nov. 19, 2022 Hits:205 Crónicas

IXELLES – UMA VILA DESO…

Nov. 15, 2022 Hits:220 Opinião

CRIANÇA PRESA NO PENICO

Nov. 13, 2022 Hits:459 Crónicas

Duas tardes em Coja

Nov. 13, 2022 Hits:789 Apontamentos

Esta vida de hipster

Nov. 08, 2022 Hits:125 Crónicas

Ladroagem Eleitoral

Nov. 06, 2022 Hits:334 Opinião

O “Auto Suicídio” de…

Nov. 04, 2022 Hits:337 Opinião

Macron e Scholz com "sólida convergência" de pontos de vista em Paris





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


O Presidente francês, Emmanuel Macron, disse hoje que a primeira troca de impressões com o novo chanceler alemão, Olaf Scholz, refletiu “uma sólida convergência de pontos de vista" e "um desejo” dos dois países de trabalharem em conjunto.

Macron recebeu em Paris Olaf Scholz, empossado chanceler da Alemanha na passada quarta-feira e que hoje iniciou uma série de visitas inaugurais pela Europa.

A primeira paragem do chanceler alemão, como já é habitual nas relações franco-germânicas, foi a capital francesa.

“Esta visita é um momento muito importante para construir bases sólidas de cooperação entre os nossos dois países. Não só para a relação bilateral, mas para falarmos sobre temas europeus e grandes temas internacionais”, disse Emmanuel Macron aos jornalistas após o almoço com Olaf Scholz no Palácio do Eliseu.

O chefe de Estado francês destacou, entre outras matérias abordadas com Scholz, a proteção das fronteiras europeias externas, uma "resposta conjunta às questões migratórias", as relações com África, mas também com a China.

No encontro, os dois líderes também abordaram a situação de tensão entre a Rússia e a Ucrânia, bem como as regras orçamentais e o crescimento económico dos 27 Estados-membros da União Europeia (UE).

“É preciso manter este crescimento que foi impulsionado pelo Plano de Recuperação para a Europa. Ao mesmo tempo, temos de trabalhar no reforço da solidez das nossas finanças. Não é algo contraditório”, disse o novo chanceler alemão.

Na quinta-feira, Macron apresentou os objetivos centrais de Paris para a presidência semestral rotativa do Conselho da UE, que irá assumir em janeiro.

A presidência francesa vai ter entre as suas prioridades o crescimento económico e, para investir mais em grandes projetos comuns, aponta a possibilidade de existirem exceções às regras orçamentais instituídas pelos tratados europeus, nomeadamente a regra do défice de 3%, suspensa durante a atual pandemia.

Sobre a tensão nas relações russo-ucranianas, Emmanuel Macron disse mesmo que o Quarteto da Normandia, que reúne a França, Alemanha, Rússia e Ucrânia, deveria continuar a ser utilizado para reduzir as tensões entre os dois países e que uma reunião vai acontecer na próxima quarta-feira, em Bruxelas.

Scholz estará ainda hoje em Bruxelas, onde irá reunir-se com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e com o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.

Ainda na capital belga, Olaf Scholz é recebido pelo secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos

Adicione o seu comentário aqui!

luso.eu Jornal Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 698  pessoas que estão a ver esta página no momento, e 0 membros em linha

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

News Fotografia