quinta-feira, 01 dezembro 2022

Dá-se com as duas mãos

Nov. 29, 2022 Hits:737 Crónicas

DEPOIS DO EUROMILHÕES

Nov. 27, 2022 Hits:755 Crónicas

PORTUGAL É RONALDO E RON…

Nov. 24, 2022 Hits:281 Opinião

Crónica triste para um d…

Nov. 20, 2022 Hits:157 Opinião

Em Ocasiões Especiais

Nov. 20, 2022 Hits:531 Crónicas

Os sonhos adiados

Nov. 19, 2022 Hits:224 Crónicas

IXELLES – UMA VILA DESO…

Nov. 15, 2022 Hits:273 Opinião

CRIANÇA PRESA NO PENICO

Nov. 13, 2022 Hits:480 Crónicas

Duas tardes em Coja

Nov. 13, 2022 Hits:824 Apontamentos

Esta vida de hipster

Nov. 08, 2022 Hits:147 Crónicas

Ladroagem Eleitoral

Nov. 06, 2022 Hits:357 Opinião

Legislativas: Candidata lusodescendente em França diz que repetição é "um alívio"





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


A candidata número dois da lista socialista às eleições legislativas, Nathalie Oliveira, considera que a decisão do Tribunal Constitucional é "um alívio", partilhando o "sofrimento" de milhares de portugueses em França que viram anulados os seus votos.

"Chegar agora esta decisão é um alívio. Não sei o que vai acontecer, nem o método de voto, mas é extraordinário. Foi um episódio trágico que mudou a história do país", declarou Nathalie Oliveira, candidata lusodescendente nas listas do Partido Socialista, em declarações à Agência Lusa.

No primeiro escrutínio, agora anulado pela decisão unânime do Tribunal Constitucional, Nathalie Oliveira não foi eleita nas listas do PS pelo círculo da Europa e, desde a anulação de cerca de 80% dos votos dos portugueses na Europa, tem acompanhado o "sofrimento" dos portugueses.

"Sofri muito com o sofrimento de portugueses a quem disse que era importantíssimo votar e poder expressar a sua vontade", disse a candidata que reside em Metz, na França.

Para esta socialista, houve "muitos erros" na contagem dos votos e o que fica deste "episódio trágico" é que não há Assembleia da República nem Governo sem os votos dos emigrantes.

"Isto fica nos livros de História. Saber que os portugueses que vivem no estrangeiro, não por vontade própria ou estratégia, mas estamos a mudar a História de Portugal. Não pode haver Assembleia da República nem Governo sem nós e isso eu nunca tinha imaginado que pudesse acontecer", indicou.

Nathalie Oliveira, que participa ativamente na vida política francesa e portuguesa, tem apenas receio que a opção pelo voto presencial no dia 27 de fevereiro possa afastar muitos portugueses das urnas devido à distância aos consulados que servem de mesa de voto.

"Este é um sinal de que o país do qual os emigrantes gostam tanto, é um país onde a democracia. Devíamos agora votar duas vezes mais, mas o meu receio é que se for só nos consulados, no dia 27, para nós, no Grande Leste, são 300 quilómetros até à mesa de voto mais próxima", lamentou, mostrando-se disponível para voltar à campanha eleitoral a partir de amanhã.

Mais de 80% dos votos dos emigrantes do círculo da Europa nas legislativas de 30 de janeiro foram considerados nulos, decisão tomada no apuramento geral dos resultados, na sequência de protestos apresentados pelo PSD após a maioria das mesas ter validado votos que não vinham acompanhados de cópia da identificação do eleitor, como exige a lei.

De acordo com o TC, estão em causa 151 mesas de voto do círculo eleitoral da Europa.

Como esses votos foram misturados com os votos válidos, a mesa da assembleia de apuramento geral acabou por anular os resultados em várias mesas, incluindo votos válidos e inválidos, por ser impossível distingui-los uma vez na urna.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Author: Tony Da SilvaEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos

Adicione o seu comentário aqui!

luso.eu Jornal Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 558  pessoas que estão a ver esta página no momento, e 0 membros em linha

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

EVENTOS ESTE MÊS

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

News Fotografia