sexta-feira, 09 dezembro 2022

MUNDIAL DE FUTEBOL – CO…

Dez. 08, 2022 Hits:530 Opinião

Parado no tempo

Dez. 07, 2022 Hits:374 Crónicas

Tempo

Dez. 04, 2022 Hits:177 Opinião

Diaversário

Dez. 04, 2022 Hits:311 Crónicas

A Justiça

Dez. 03, 2022 Hits:406 Crónicas

Dá-se com as duas mãos

Nov. 29, 2022 Hits:921 Crónicas

DEPOIS DO EUROMILHÕES

Nov. 27, 2022 Hits:800 Crónicas

PORTUGAL É RONALDO E RON…

Nov. 24, 2022 Hits:295 Opinião

Crónica triste para um d…

Nov. 20, 2022 Hits:173 Opinião

Em Ocasiões Especiais

Nov. 20, 2022 Hits:552 Crónicas

IL apela aos portugueses na Alemanha que votem e “não desistam" do país





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


O presidente da Iniciativa Liberal (IL), João Cotrim Figueiredo, pediu aos portugueses residentes na Alemanha que “não desistam de Portugal” e votem nas eleições legislativas que vão ser repetidas no círculo da Europa.

Em declarações à Lusa, em Berlim, Cotrim Figueiredo reiterou a importância que a opinião dos emigrantes portugueses tem para os liberais, acrescentando ter ouvido hoje diversos pontos de vista em relação ao escrutínio. A todos, o líder da IL lançou um apelo.

“Não desistam de Portugal que nós também não. É quase um pacto entre um partido político que é novo e está a tentar fazer o possível para que Portugal não continue estagnado, e este novo tipo de emigração, que, desde há uns anos para cá, tem um nível de qualificações que Portugal necessita”, salientou.

Cotrim Figueiredo, que esteve na quarta-feira em Bruxelas e hoje em Berlim, sublinhou que a visita “correspondeu às expectativas”, depois de ter almoçado com o embaixador de Portugal em Berlim, Francisco Ribeiro de Menezes, de ter visitado o memorial do Muro de Berlim e de ter conversado com alguns elementos da comunidade portuguesa a viver na capital alemã.

De fora da agenda ficou a visita e reunião com o FDP, partido liberal alemão, inicialmente previstas. O líder liberal foi, para já, o único a incluir ações de campanha na Alemanha. Ainda assim, assume que isso não lhe valerá votos extra.

“Não tenho ilusões sobre a aritmética eleitoral deste círculo eleitoral da Europa, e as nossas possibilidades de eleger”, reiterou, acrescentando ter ouvido indignação, mas também comprometimento com o ato eleitoral.

O presidente da IL terminou o dia com uma visita à estação central de Berlim, onde chegam, cada dia, milhares de refugiados provenientes da Ucrânia.

“Vou recomendar que municípios portugueses, que já se disponibilizaram para receber refugiados ucranianos, se articulem com outros municípios, como o de Berlim, que têm um afluxo muito grande”, apontou.

“Muitos deles não ficam em Berlim, são reencaminhados, e muitos não têm familiares ou contactos noutros sítios. Portanto, os vários municípios dos vários países devem estar articulados para que a oferta de alojamento, ou até de emprego, possa estar disponível a qualquer refugiado, seja qual for o ponto de entrada”, salientou Cotrim Figueiredo.

O presidente da IL reconhece que Portugal tem feito muito para ajudar, mas este é “apenas o princípio do problema”, e por isso o país “deve fazer mais”.

O mapa calendário referente à repetição do ato eleitoral no círculo da Europa não refere novo período de campanha eleitoral, mas os partidos com representação parlamentar estão a organizar iniciativas de apelo ao voto.

Mais de 80% dos votos dos emigrantes do círculo da Europa nas legislativas de 30 de janeiro foram considerados nulos, após protestos do PSD por várias mesas terem validado votos que não vinham acompanhados de cópia da identificação do eleitor, como exige a lei.

Esta situação levou alguns partidos a recorrerem ao Tribunal Constitucional, que declarou a nulidade das eleições legislativas nestas assembleias e determinou a sua repetição, que terá lugar no sábado e domingo e os votos por via postal serão considerados se recebidos até 23.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos

Adicione o seu comentário aqui!

luso.eu Jornal Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 591  pessoas que estão a ver esta página no momento, e 0 membros em linha

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

EVENTOS ESTE MÊS

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

News Fotografia