terça-feira, 31 janeiro 2023

Insuspeito assassino

Jan. 27, 2023 Hits:170 Crónicas

Isto não é um país É …

Jan. 20, 2023 Hits:418 Opinião

A Importância da Educaç…

Jan. 19, 2023 Hits:1008 Crónicas

Epistocracia - O óptimo …

Jan. 15, 2023 Hits:996 Opinião

No Palácio do Raio

Jan. 15, 2023 Hits:409 Apontamentos

Távora- Varosa

Jan. 13, 2023 Hits:150 Crónicas

MAESTRO

Jan. 13, 2023 Hits:185 Crónicas

Braga de traço recente

Jan. 11, 2023 Hits:911 Apontamentos

Reforma Lei Eleitoral - M…

Jan. 11, 2023 Hits:170 Opinião

Racionalidade Politicamen…

Jan. 09, 2023 Hits:198 Opinião

A caminho de Salir

Jan. 08, 2023 Hits:1013 Crónicas

Candidatos da Iniciativa Liberal conversam com a comunidade emigrante na Europa e apresentam propostas





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Os candidatos da Iniciativa Liberal pelo círculo da Europa iniciaram esta semana um périplo com o objetivo de ouvir as comunidades emigrantes e dar a conhecer as suas principais propostas.

Os emigrantes são o melhor exemplo do que é ser liberal”, sustenta Carolina Correia Diniz, cabeça-de-lista pela Europa. “A sua iniciativa, capacidade de realização e responsabilidade individual são os pilares de um país que precisa de crescer para evitar fenómenos como a emigração forçada”, afirmou, em encontro com a comunidade luxemburguesa na passada quinta-feira.

A sub-representação parlamentar crónica é uma das queixas mais recorrentes destes eleitores, à qual os candidatos da IL querem dar resposta através de uma proposta que visa corrigir este desequilíbrio, aumentando a atual representação parlamentar dos eleitores residentes na Europa de 2 para 5 deputados.

Uma rede consular equilibrada face às necessidades das comunidades é outra das reivindicações dos emigrantes. “Os portugueses não estão ao serviço do consulado. O consulado existe para servir os portugueses” afirmou o n.º 2 da lista, Manuel Baptista. "É por essa razão que a Iniciativa Liberal defende uma redistribuição da representação consular, alinhando-a com a dimensão da comunidade que serve", rematou. 

O circuito de domingo de manhã incluiu conversas com os transeuntes portugueses em Bruxelas, ao longo de um passeio com paragens em alguns pontos de referências incontornáveis da comunidade portuguesa naquela cidade: Nova Primavera, o Caramulo, o Garcia, ou o Café Portugal. Permitiu ainda um encontro com o artista David Da Silva, português nascido em Bruxelas, que desabafou o seu desencanto com a facilidade com que muitos partidos aceitaram limitar liberdades individuais em nome da pandemia. "Devolver o poder às pessoas e defender a liberdade individual está nas nossas prioridades", lembrou Carolina Correia Diniz, apontando para um folheto de campanha da IL.

A liberdade de escolha é uma das principais bandeiras defendidas pela Iniciativa Liberal e que está a ser bem recebida por estes eleitores. "Nalguns aspetos, a mensagem liberal é particularmente fácil de perceber para quem está emigrado. Aqui na Bélgica cada um escolhe o hospital que quer, não interessa se é público ou privado. É por isso que não ouvimos falar de listas de espera como as que há em Portugal", salientou Manuel Baptista em conversa com um emigrante de Felgueiras que contou como em Portugal tinha esperado oito anos por uma cirurgia ocular da qual desistira, acabando por ser operado na Bélgica no prazo de apenas um mês.

Após ações de campanha que decorreram no Luxemburgo e Bélgica, os candidatos vão continuar o seu périplo pela Europa, seguindo-se o Reino Unido e a Polónia na próxima semana. “É importante sensibilizar sobretudo para a importância de os emigrantes votarem, para não deixarem passar a oportunidade de serem ouvidos na hora de escolher os representantes do país” salientou Joana Gil, n.º 3 da lista. "Desta vez há mesmo uma alternativa para quem deseja a mudança no país", corroborou Rui Salgueiro, que encerra a lista de quatro candidatos.

As eleições legislativas decorrem no próximo dia 30 de janeiro. Quem está recenseado em Portugal e se encontra deslocado no estrangeiro pode votar pelo círculo eleitoral de recenseamento já nos dias 18, 19 e 20 de janeiro, bastando para isso apresentar-se nos consulados portugueses com o cartão de cidadão.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos

Adicione o seu comentário aqui!

luso.eu Jornal Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 1031  pessoas que estão a ver esta página no momento, e 0 membros em linha

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

EVENTOS ESTE MÊS

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

News Fotografia