UE/Presidência: Novo acordo de vistos com Cabo Verde assinado em Bruxelas



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


(Lusa) – O novo acordo de facilitação de vistos entre a União Europeia e Cabo Verde foi hoje formalmente assinado em Bruxelas, numa cerimónia na representação permanente de Portugal, que preside atualmente ao Conselho da UE.

O acordo foi assinado hoje à tarde pelo representante permanente de Portugal Nuno Brito, em nome dos 27, e pelo embaixador de Cabo Verde junto da União, José Filomeno Monteiro.

Proposto pela Comissão Europeia em dezembro de 2020, e aprovado pelos Estados-membros em 22 de fevereiro, o texto hoje formalmente assinado altera o anterior acordo de facilitação de vistos entre UE e Cabo Verde com vista a reduzir as taxas envolvidas na sua emissão, alargar as categorias de cidadãos que podem candidatar-se a vistos de entradas múltiplas e simplificar os documentos a apresentar.

O acordo de alteração facilitará ainda mais a emissão de vistos de curta duração aos cabo-verdianos (até 90 dias em qualquer período de 180 dias).

Em 24 de fevereiro, o Presidente cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, afirmou que a aprovação do acordo é um passo de um percurso “de uma ambição mais larga”.

Para o chefe de Estado, trata-se de um “passo significativo” na aproximação entre a União Europeia (UE) e Cabo Verde “que exigiu muito e competente trabalho” durante cerca de dois anos.

A conclusão deste acordo faz parte de uma Parceria de Mobilidade mais vasta entre a UE e Cabo Verde, em vigor desde 2008, e reflete o empenho das partes em promover os contactos interpessoais e a mobilidade mútua num ambiente seguro.

Cabo Verde tornou-se em 2014 o primeiro país africano a concluir um acordo de facilitação de vistos, em paralelo com um acordo de readmissão, com a UE.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.