domingo, 27 novembro 2022

DEPOIS DO EUROMILHÕES

Nov. 27, 2022 Hits:75 Crónicas

PORTUGAL É RONALDO E RON…

Nov. 24, 2022 Hits:258 Opinião

Crónica triste para um d…

Nov. 20, 2022 Hits:136 Opinião

Em Ocasiões Especiais

Nov. 20, 2022 Hits:510 Crónicas

Os sonhos adiados

Nov. 19, 2022 Hits:204 Crónicas

IXELLES – UMA VILA DESO…

Nov. 15, 2022 Hits:219 Opinião

CRIANÇA PRESA NO PENICO

Nov. 13, 2022 Hits:459 Crónicas

Duas tardes em Coja

Nov. 13, 2022 Hits:788 Apontamentos

Esta vida de hipster

Nov. 08, 2022 Hits:125 Crónicas

Ladroagem Eleitoral

Nov. 06, 2022 Hits:333 Opinião

O “Auto Suicídio” de…

Nov. 04, 2022 Hits:337 Opinião

NeoGreen Portugal estima que fábrica de produção de hidrogénio 'verde' crie 2.500 empregos





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


A fábrica para a produção de hidrogénio 'verde' e combustíveis derivados em Sines, resultante do investimento da 'joint-venture' NeoGreen Portugal, poderá criar 2.500 empregos diretos e indiretos, estimou hoje um dos responsáveis.

Esta parceria ('joint-venture'), composta pela NeoGreen Hydrogen Corp (Canadá) e a portuguesa Frequent Summer, prevê investir mais de 1.000 milhões de euros na instalação de um complexo eletrolisador de mais de 500 MW (MegaWatts).

Face à escala deste investimento, "quer direta ou indiretamente, incluindo todos os subcontratados no desenvolvimento do projeto, estamos a falar de 2.500 empregos", afirmou Rory Harding, vice-presidente para o desenvolvimento corporativo, aos jornalistas, no evento da assinatura do contrato de reserva de direito de superfície de 10,5 hectares na ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines, numa cerimónia que contou com a presença do secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz.

Este número tem como base métricas assentes no valor do investimento e no tamanho do projeto, acrescentou.

Em declarações à Lusa, à margem do evento, o presidente executivo da aicep Global Parques, Filipe Costa, salientou que este investimento "é muito importante pelo montante do investimento, é uma atividade produtiva".

Na verdade, acrescentou, "trata-se de um investimento de indústria química, tem o projeto de produzir matérias de base que podem servir para fazer combustível de transporte marítimo descarbonizável, ou seja, combustíveis verdes para o transporte marítimo", sendo esse "o primeiro grande objetivo".

E o outro é "a produção de hidrogénio que pode ser usado pelo 'cluster' refinador petroquímica e químico de Sines, ele próprio em descarbonização e introdução de circularidade e quer para injetar na rede nacional de gás natural, com este objetivo que há de chegar a uma mistura progressivamente de 5%, 10%, 15%, 20% do 'mix' do gás natural", prosseguiu Filipe Costa.

Sobre os 2.500 postos de trabalho apontados pela 'joint-venture', o presidente executivo da aicep Global Parques, entidade gestora da ZILS, salientou que o "promotor apontou uma estimativa com base da experiência que tem noutros locais".

O que "temos assistido em Sines é, numa zona que de facto não é conhecida por ter muita população e muita mão de obra, um enorme fluxo de investimento muito intensivo em capital, inclusive os investimentos que estamos a atrair para complexo portuário logístico e industrial de Sines são, sobretudo, investimentos intensivos em capital e não em mão de obra", apontou.

Este tipo de investimentos "permitem não só que sejam criados empregos bem pagos, como que haja uma apreciação geral dos salários".

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos

Adicione o seu comentário aqui!

luso.eu Jornal Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 652  pessoas que estão a ver esta página no momento, e 0 membros em linha

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

News Fotografia