Faça login na sua conta

Usuário *
Senha *
Lembre de mim

Crie a sua conta aqui!

Os campos marcados com um asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Usuário *
Senha *
Verifique a senha *
Email *
Verificar e-mail *
Captcha *
Reload Captcha
domingo, 05 dezembro 2021

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário

Sondagem

Os vacinados devem ter prioridade no acesso aos cuidados de saúde em relação aos não vacinados?
  • Votes: (0%)
  • Votes: (0%)
  • Votes: (0%)
Total Votes:
First Vote:
Last Vote:

Movimento de passageiros cai 82% nos aeroportos nacionais em novembro - INE



O luso.eu Jornal das comunidades é gratuito mas quero ajudar!

(Lusa) – O movimento de passageiros caiu 82,1% em novembro de 2020 nos aeroportos nacionais, em termos homólogos, para 715 mil passageiros, segundo dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). 

Segundo o INE, no mês de novembro de 2020 aterraram nos aeroportos nacionais 6,1 mil aeronaves em voos comerciais, o que representa uma queda homóloga de 61,4% (-51,9% em outubro e -50,2% em setembro).

“Registou-se o movimento de 715 mil passageiros (embarques, desembarques e trânsitos diretos), representando uma variação homóloga de -82,1% (-74,1% em outubro e -69,0% em setembro).

O movimento de carga e correio nos aeroportos nacionais totalizou, por sua vez, as 14,2 mil toneladas, correspondendo a uma diminuição de 27,2% (-28,1% em outubro e -29,8% em setembro).

O INE sinaliza que analisando o número de aeronaves aterradas e o número de passageiros desembarcados diariamente entre janeiro e novembro de 2020, e comparando com o período homólogo, “é visível o impacto da pandemia Covid-19 e das medidas adotadas ao nível do espaço aéreo a partir do início da segunda quinzena do mês de março”.

“Apesar da recuperação verificada nos meses de julho e agosto, a partir de setembro verificou-se uma inversão da tendência e em novembro registou-se um novo agravamento no número de passageiros desembarcados, registando-se reduções diárias superiores a 70%”, refere.

No período analisado, aterraram nos aeroportos nacionais 93,4 mil aeronaves em voos comerciais (-55,9% face ao mesmo período homólogo) e foram movimentados 17,4 milhões de passageiros (-69,0%).

O aeroporto de Lisboa movimentou 50,3% do total de passageiros (8,7 milhões) e registou um decréscimo de 69,8%.

Considerando os três aeroportos com maior tráfego de passageiros, o aeroporto de Faro evidenciou o maior decréscimo do número de passageiros movimentados entre janeiro e novembro de 2020 (-75,4%), indica.

Considerando o volume de passageiros desembarcados e embarcados em voos internacionais, França foi o principal país de origem e de destino dos voos, seguindo-se o Reino Unido, que evidenciou a maior redução do número de passageiros desembarcados e embarcados face ao período homólogo (-75,7% e -74,9%, respetivamente).

No período de janeiro a novembro de 2020, registou-se ainda uma diminuição de 31,0% no movimento de carga e correio nos aeroportos nacionais, atingindo 131,9 mil toneladas.

O movimento de mercadorias no aeroporto de Lisboa representou 65,3% do total, atingindo 86,1 mil toneladas (-38,4% face ao período homólogo).


Adicionar o seu comentário aqui!

luso.eu Jornal Comunidades

TEMOS NO SITE

Temos 422 visitantes e 0 membros em linha

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

EVENTOS ESTE MÊS

News Fotografia