Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades Portuguesas - Jorge Fonseca e Patrícia Mamona são os Atletas do Ano, futsal reina na Gala do Desporto
quinta-feira, 22 fevereiro 2024

COMPETÊNCIA CÍVICA

Fev. 15, 2024 Hits:306 Crónicas

UNIVERSITAS

Fev. 14, 2024 Hits:232 Crónicas

CIDADÃO DECISOR

Fev. 10, 2024 Hits:196 Crónicas

Desconsideração políti…

Fev. 09, 2024 Hits:590 Opinião

Haja diferenças!

Fev. 07, 2024 Hits:274 Opinião

O Homem: um ser limitado

Fev. 06, 2024 Hits:230 Crónicas

O BANCO NOVO

Fev. 06, 2024 Hits:370 Crónicas

Entre a Esperança e a In…

Fev. 04, 2024 Hits:201 Opinião

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Fev. 04, 2024 Hits:324 Crónicas

«Tentar definir a minha …

Jan. 30, 2024 Hits:1447 Crónicas

Tudo na vida muda - até …

Jan. 28, 2024 Hits:282 Opinião

Jorge Fonseca e Patrícia Mamona são os Atletas do Ano, futsal reina na Gala do Desporto





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


Patrícia Mamona, vice-campeã olímpica do triplo salto, foi eleita na quinta-feira Atleta Feminina do Ano, com o judoca Jorge Fonseca a ‘bisar’ como Atleta Masculino, numa Gala da Confederação do Desporto de Portugal (CDP) ‘dominada’ pelo futsal.

No regresso da Gala do Desporto ao Casino Estoril, após um interregno de um ano motivado pela pandemia de covid-19, Jorge Fonseca voltou a coroar-se como Atleta Masculino do ano, uma distinção que já tinha recebido em 2019.

“É mais fácil para mim estar no tapete do que estar aqui a falar. […] Estou um bocado nervoso, mas muito feliz com este prémio. Lutei muito para poder conquistar este prémio”, disse Fonseca, antes de dançar como tinha prometido à mesa onde estava sentado.

Medalha de bronze nos -100kg nos Jogos Olímpicos Tóquio2020 e bicampeão mundial na sua categoria, o judoca do Sporting, de 29 anos, voltou a demonstrar a sua inegável popularidade junto dos portugueses, ‘batendo’ na corrida ao prémio de Atleta do Ano concorrentes de peso: o campeão olímpico do triplo salto Pedro Pablo Pichardo, o canoísta Fernando Pimenta, bronze em K1 1000 metros na capital japonesa, o ciclista João Almeida, sexto classificado no Giro2021, e o ‘capitão’ da seleção portuguesa de andebol, Rui Silva.

Se Fonseca já sabia o que era ser distinguido como Atleta do Ano – embora há dois anos tenha ‘celebrado’ o feito com um discurso gravado no Japão, onde se encontrava -, para Patrícia Mamona foi uma ‘estreia’.

Ausente da 25.ª Gala do Desporto, a medalha de prata em Tóquio2020 e campeã da Europa em pista coberta no triplo salto não enviou o ‘tradicional’ vídeo dos premiados que não podem comparecer – agradeceu numa SMS -, mas poderá congratular-se por ser a Atleta Feminina de 2021, ‘destronando’ a recordista Telma Monteiro, vencedora em 2010, 2011, 2014, 2016 e 2020.

Além da judoca, que somou a 15.ª medalha em 15 participações em Europeus ao sagrar-se campeã nos -57kg, Mamona ‘derrotou’ a ciclista Maria Martins, campeã europeia de omnium em sub-23 e primeira portuguesa a competir na pista em Jogos Olímpicos, a ginasta Filipa Martins, sétima classificada no ‘all-around’ do Mundial, o melhor resultado de sempre para Portugal, e a canoísta Teresa Portela, sétima em K1 500 metros em Tóquio2020.

Entre os nomeados para Treinador do Ano, Jorge Braz, o selecionador que levou Portugal ao título mundial de futsal, foi o preferido, em detrimento de Jorge Pichardo, que orienta o filho Pedro Pablo Pichardo, de Hélio Lucas, o eterno mentor de Fernando Pimenta e treinador com mais títulos europeus e mundiais e medalhas na canoagem portuguesa, de Pedro Soares, o técnico por detrás dos êxitos de Fonseca e do judo do Sporting, e de Lourenço França, responsável pela conquista de várias medalhas no ano de 2021 em campeonatos do mundo e da Europa na ginástica.

“Muito, muito obrigado. É uma honra, uma enorme honra, estar entre treinadores que são uma referência para mim. Exemplo de boas práticas, do que é definir objetivos, metas, e trabalhar afincadamente para lá chegar. Que orgulho enorme fazer parte do desporto nacional”, confessou Braz.

O futsal foi, aliás, o ‘rei’ da noite, com a seleção campeã europeia e mundial a ser escolhida como a Equipa do Ano, vencendo a categoria na qual também estavam nomeados a equipa olímpica e paralímpica de judo, os canoístas do K4 500 metros masculinos, oitavos em Tóquio2020, a seleção de ténis de mesa Síndrome Down ITTADS e a seleção de andebol, responsável pela ‘estreia’ olímpica das modalidades de pavilhão.

Inevitavelmente, na categoria de Jovem Promessa, impôs-se Zicky Té, a nova ‘estrela’ do futsal mundial; o jovem de 20 anos, eleito melhor jogador do Campeonato do Mundo, superiorizou-se na votação a Pedro Casinha, campeão mundial júnior em K1 200 metros, o ciclista Iúri Leitão, vice-campeão mundial de eliminação, a judoca Joana Crisóstomo e os velejadores Diogo Costa e Pedro Costa, vice-campeões mundiais da classe 470.

“Dar os parabéns aos jovens que também estavam nomeados, que seguramente trabalham muito”, notou, acrescentando estar “muito grato” pela distinção, recebida antes de dançar no palco com Jorge Fonseca.

O Prémio Alto Prestígio, a mais alta distinção da entidade, foi para Carlos Gonçalves, ex-presidente do Movimento Europeu de Fair-Play.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades
Partilhe o nosso conteúdo!

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 493  pessoas que estão a ver esta página no momento, e 0 membros em linha

Top News Embaixada

EVENTOS ESTE MÊS

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

News Fotografia

 
 
0
Partilhas
0
Partilhas