segunda-feira, 28 novembro 2022

DEPOIS DO EUROMILHÕES

Nov. 27, 2022 Hits:550 Crónicas

PORTUGAL É RONALDO E RON…

Nov. 24, 2022 Hits:261 Opinião

Crónica triste para um d…

Nov. 20, 2022 Hits:141 Opinião

Em Ocasiões Especiais

Nov. 20, 2022 Hits:515 Crónicas

Os sonhos adiados

Nov. 19, 2022 Hits:206 Crónicas

IXELLES – UMA VILA DESO…

Nov. 15, 2022 Hits:252 Opinião

CRIANÇA PRESA NO PENICO

Nov. 13, 2022 Hits:463 Crónicas

Duas tardes em Coja

Nov. 13, 2022 Hits:805 Apontamentos

Esta vida de hipster

Nov. 08, 2022 Hits:128 Crónicas

Ladroagem Eleitoral

Nov. 06, 2022 Hits:337 Opinião

O “Auto Suicídio” de…

Nov. 04, 2022 Hits:345 Opinião

Vaca das Cordas em Ponte de Lima, a 15 de Junho próximo





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


A vila de Ponte de Lima será palco no próximo dia 15 de Junho, de mais uma Corrida da Vaca das Cordas, uma espécie de tourada á corda, que percorrerá as principais ruas e praças do centro histórico.

O espectáculo inicia-se pelas 18,00 h, com a largada do touro da Expolima, o Parque Municipal de Exposições, junto da Alameda de S. João. O cornúpeto segue para a Igreja Matriz, para cumprir as tradicionais três voltas ao templo, e depois de mais umas algazarras, corridas, atropelos e quedas de aficionados, o bicho segue para o areal…

Com o anunciado evento, milhares de nacionais e estrangeiros rumarão, como habitualmente a Ponte de Lima, onde para além da festa pelas artérias da urbe, também são aguardados comensais em grande quantidade para saborear as tradicionais iguarias da terra: arroz de Sarrabulho, bacalhau de Cebolada, rojões à minhota… Pelas esplanadas e outros espaços similares de lazer e convívio, jorrará a cerveja, o loureiro e outros quejandos alimentos líquidos!

A edição da Vaca das Cordas deste ano, cumpre a decisão orçamental sugerida pelo saudoso Presidente Fernando Calheiros; trata-se de ser o cofre municipal a pagar habitualmente cerca de 2500 euros pelo animal, evitando assim peditório em arruada de dia do espectáculo e anteriores.

Para o cumprimento da tradição, diferente da multisecular, pois essa encontramo – la já documentada em 1605, a “nova” remonta a cerca de 1935, tudo foi acorado num encontro do actual líder do executivo, Vasco Ferraz e a Associação dos Amigos da Vaca das Cordas, coordenada por Aníbal Varela.

Outros tempos, era obrigação do marchante que abastecesse anualmente a vila de carne, oferecer touros para a Festa de Corpo de Deus. Por exemplo, a Câmara em reunião de 23 de Maio de 1685, acordou com o fornecedor Inácio Fernandes, de Barcelos, a entrega de “quatro touros para o Corpo de Deus “, tourada habitualmente realizada na véspera do dia festivo.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tito Morais
Author: Tito MoraisEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos

Adicione o seu comentário aqui!

luso.eu Jornal Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 637  pessoas que estão a ver esta página no momento, e 0 membros em linha

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

News Fotografia