domingo, 26 junho 2022

Dinamite

Jun. 21, 2022 Hits:45 Opinião

UM NOVO DEUS (Crónica)

Jun. 21, 2022 Hits:88 Crónicas

A cidade desperta

Jun. 15, 2022 Hits:173 Crónicas

Quantos dias tem a semana

Jun. 05, 2022 Hits:366 Crónicas

Aventuras (Crónica)

Jun. 02, 2022 Hits:164 Crónicas

A Outra Cena da Filosofia

maio 30, 2022 Hits:170 Crónicas

Na terra dos gnomos

maio 30, 2022 Hits:517 Crónicas

O Futuro é a Europa

maio 26, 2022 Hits:428 Opinião

Do Dia da Europa aos desa…

maio 25, 2022 Hits:100 Opinião

Pianista Maria João Pires protagoniza concerto de abertura da Temporada Portugal-França





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


A pianista Maria João Pires protagoniza hoje à noite, na Filarmónica de Paris, no âmbito de um fim de semana dedicado à música portuguesa, o concerto de abertura da Temporada Cruzada Portugal-França, sob o título de “O Mar”.

Com a Orquestra Gulbenkian, sob direção de Ricardo Castro, o programa do serão inclui “Dois Retratos Imaginários”, de Pedro Amaral, o Concerto para piano n.º 2, de Chopin, antes de terminar com “O Mar”, de Debussy.

Também hoje, num concerto esgotado, o Ensemble Divino Sospiro, dirigido por Massimo Mazzeo, com a soprano Ana Vieira Leite, vai fazer ouvir obras de Francisco António de Almeida, Carlos Seixas, Pedro António Avondano e Domenico Scarlatti, num concerto sob o título “O Portugal Barroco Cosmopolita”.

Maria João Pires volta a apresentar-se no palco da grande sala Pierre Boulez da Filarmónica de Paris no domingo, acompanhada pelo violinista francês Augustin Dumay, com um programa composto por obras de Robert Schumann, Mozart, Debussy e Beethoven.

No mesmo dia e à mesma hora, também com lotação esgotada, atuam a fadista Carminho, acompanhada por André Dias na guitarra portuguesa, Flávio Cardoso, na guitarra acústica, Pedro Geraldes, na guitarra elétrica, e Marino de Freitas, no baixo acústico, seguindo-se Camané, com José Manuel Neto, na guitarra portuguesa, Carlos Manuel Proença, na guitarra acústica, e Paulo Paz, no contrabaixo.

Também domingo, Pedro Caldeira Cabral e Joaquim Silva vão fazer uma apresentação da história da guitarra portuguesa, num concerto promovido pelo Museu Nacional da Música.

A Temporada Cruzada Portugal-França deveria ter tido lugar em simultâneo nos dois países, de julho deste ano a fevereiro de 2022, e contaria com uma programação comum pluridisciplinar, não só cultural, mas de intercâmbio também em áreas como a investigação científica, o turismo e a educação, tendo sido adiada para este ano, devido à covid-19.

A abertura da Temporada Cruzada entre França e Portugal junta, este fim de semana, em Paris, artistas portugueses, da música às artes plásticas, assim como os chefes de Estado dos dois países.

A celebração foi feita, na sexta-feira à noite, no palácio do Eliseu, com o Presidente francês, Emmanuel Macron, a oferecer um jantar ao homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa, bem como a ministros dos dois Governos e a figuras de relevo da comunidade portuguesa.

Na tarde de hoje, é ainda inaugurada oficialmente a exposição "As Três Graças" da autoria de Pedro Cabrita Reis, no Jardim das Tulherias, junto ao Museu do Louvre. Esta inauguração vai contar com a presença de Marcelo Rebelo de Sousa.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos

Adicione o seu comentário aqui!

luso.eu Jornal Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 1316 visitantes e 0 membros em linha

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

News Fotografia