sexta-feira, 19 agosto 2022

(ENGIE)nharia jurídica

Ago. 13, 2022 Hits:69 Opinião

O REI DOS CATALISADORES (…

Ago. 09, 2022 Hits:135 Opinião

A IGREJA QUE NÃO ACREDIT…

Ago. 08, 2022 Hits:431 Opinião

Consequências do Dever

Ago. 08, 2022 Hits:154 Crónicas

A Sombra e as Árvores

Ago. 07, 2022 Hits:296 Crónicas

Pai rico, Pai pobre

Ago. 04, 2022 Hits:245 Crónicas

DA LEITURA

Ago. 02, 2022 Hits:105 Crónicas

Enquanto o pau vai e vem

Jul. 31, 2022 Hits:110 Crónicas

É PROIBIDO NASCER EM AGO…

Jul. 29, 2022 Hits:698 Opinião

SOU FILHA DO MINHO Cristiana Sá, rainha das cantigas!





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Tradições, folclore, etnografia, lendas, usos e costumes.

As festas e romarias estão de volta e com toda força! Tanta foi a sede de conviver e de folgar, numa necessária e salutar recreação popular. No país, mas também nas comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo. Uma Diáspora ávida de folia, de encontro, de partilha gastronómica e cultural. Num animado ressurgimento, do movimento associativo e recreativo. Com audaciosos programas a implicar muito trabalho e altos encargos financeiros. Que importa, quando a vantagem está, antes e acima de tudo isso? O mais importante, de facto, é sentir a alma lusitana vibrar, com a alegria de voltar a encontrar o ritmo da tradição, num perene louvor à jovialidade e cultura popular.  

Foi exactamente o que aconteceu naquele dia 4 de Junho, em Consdorf – Luxemburgo. Para celebrar o 17° aniversário da Associação Cultural Portuguesa daquela localidade, onde os portugueses se sentem bem e se afirmam; na sua capacidade de integração, com relevante competência no processo da cooperação e do desenvolvimento local. São, por isso, respeitados e apoiados pelas entidades locais, quando se trata de organizar os seus eventos, as festas e outras manifestações socioculturais. Um relacionamento exemplar, que exalta, que dignifica e promove. 

Momento alto da festa 

Vieram de Portugal para animar o arraial. Toda aquela gente, ficou contente com a excelente prestação da grande artista e autora, Cristiana Sá & Companhia. Cabeça de Cartaz, a grande profissional, exímia naquilo que faz, voltou a mostrar a sua capacidade e talento. Num contexto de aniversário e celebração dos 17 anos de uma grande Associação, que se empenhou, para garantir plena satisfação e êxito. Para isso muito contribuiu a escolha que fizeram, quando decidiram convidar a "Filha do Minho", rainha das cantigas.  Cristiana Sá, uma minhota fenomenal, sente-se à vontade e sabe, como ninguém, encarar os desafios; as situações mais delicadas, os momentos mais complexos, as distâncias e o cansaço. Executa, na perfeição a sua missão, com sublime dedicação e profissionalismo. É por isso, correspondida, na medida em que é bem-recebida, acolhida com muita delicadeza e afectos.

Certo é que todos aguardavam aquele momento mágico da festa, numa noite conseguida, alegre, aplaudida. Esperada por todos, para a desgarrada, um confronto directo, com o seu companheiro da cantiga solta. Augusto Moreira a sério e na brincadeira tentou ficar por cima, numa rima constante, alegre, delirante. As dezenas de convivas não pediam melhor! A Cristiana, acompanhada na concertina pelo Hugo Pires, cantava com mestria. Sabia o que dizia, numa provocação refinada, firme e aturada. Grande momento de uma desgarrada, da cantiga improvisada, deveras animada, que provocou apetecidas gargalhadas, tão evidentes eram as quadras, de teor vadio e claro, provocador. Pela sala, junto das pessoas e em palco. Os aplausos justificavam-se, a festa estava animada. Com uma sala recheada, de gente consolada, por tão expressiva e alegre manifestação popular. Que fazia lembrar, uma qualquer festa típica, em Portugal.  

Ela anda por todo o lado

Percorre distâncias, arrisca. Tem percorrido o mundo. Na bagagem leva a força da alegria, o seu entusiamo e magia. Afastados dos palcos durante, cerca de dois anos, os artistas voltam aos cenários do compromisso e da animação. A Cristiana Sá & Companhia, soma e segue, tantos têm sido os convites, que se presumem excedentes à sua capacidade de resposta. Toda a gente gosta da sua postura e talento. Arrasta multidões, com particular aquiescência junto das comunidades portuguesas. Que envolve, por natureza, uma outra adrenalina; o contacto é caloroso e apaixonado. A emoção é recíproca; para quem vem como artista e também para quem recebe e acolhe! São ocasiões privilegiadas de convívio e de partilha. Que colmatam aquele sentimento nostálgico, num recarregar de baterias, que revigora e alimenta a alma lusitana.

Cristiana Sá, um rosto, um nome, um sorriso. Verdadeira promotora da tradição, com fãs nos quatro cantos da terra. A sua música, na sua voz, torna-se numa autêntica musicoterapia! Há mesmo relatos, que são confissões, dos efeitos positivos das suas melodias, através da expressão energética que transmitem. Da voz firme e respectiva mensagem; do seu carisma jovial e de esperança. "Confesso que fiquei curada de uma depressão, graças aos videoclipes dela", declarou uma fã, da Bahia, nordeste do Brasil. São fenómenos que nos ultrapassam, com desfechos psicológicos imprevisíveis!

Tudo isto é fruto de muito e bom trabalho. A nossa protagonista entendeu, que querer é poder! Carismática, nunca baixou o ritmo, na formação e na exigente progressão, calculada e sempre apoiada no seu talento e na vontade de vencer. Tem mérito e é reconhecida pela sua constância, com elevação e orgulho. Criativa realizou, em pouco tempo, uma fulgurosa carreira artística e do espectáculo. Temos, por tudo isso e muito mais, mil e uma razões para aquele bairrismo, que admira, que valoriza e aplaude.

Parabéns Cristiana, pela excelente animação feita em Consdorf, naquela noite de magia, de festa e muita alegria. Com a plena satisfação, de tão boa organização, presidida pelo Sr. João Gomes e toda a sua equipa de trabalho. Incansáveis, numa excelente demonstração do empenho e da união, que se saldou por um grande sucesso.

Foram assim enaltecidos, com distinção, os valores da nossa identidade, por terras do Grão-Ducado do Luxemburgo.



Luso.eu - Jornal das comunidades
António Fernandes
Author: António FernandesEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos

Adicione o seu comentário aqui!

luso.eu Jornal Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 726 visitantes e 0 membros em linha

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

EVENTOS ESTE MÊS

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

News Fotografia