Ponte de Lima apresenta amanhã reedições do Conde d ´Aurora



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


A família do saudoso escritor e magistrado José de Sá Coutinho (1896 – 1969), apresenta amanhã, Sábado, 13 do corrente, pelas 17,00 h na Sala de Provas da Adega Cooperativa de Ponte de Lima, (acesso restrito por inscrições até ontem, pela razão e COVID 19), a reedição de duas obras esgotadas do titular da Casa de Nª Sª da Aurora, situada na sede do concelho.

Rosário Sá Coutinho, neta e responsável pela apresentação no tipo fac – símile, dos dois romances com enredo na Ribeira Lima, salientou a importância desta homenagem, por ocasião dos 125 anos do nascimento do avô, ocorridos em 29 de Abril findo. Recorde – se, que a efeméride foi então assinalada pela família e Clube de Gastronomia de Ponte de Lima, com uma evocação do escritor junto da sua estátua, no Largo de S. João no centro de Ponte de Lima; o programa incluiu a leitura de trechos literários do Conde de Aurora no perfil de gastrónomo, seguindo – se uma visita ao solar do homenageado e uma missa na Matriz.

Relativamente ás edições esgotadas, são elas: D. Aleixo. Romance, considerado o primeiro livro do Conde d´Aurora, lançado há cem anos (1921) personificando o Conde de S. Eulália, Aleixo de Queirós Ribeiro (1868- 1917), que foi proprietário da Casa da Boavista e do antigo Convento de Refóios do Lima, na mesma freguesia, e do Paço da Glória, em Jolda, já município de Arcos de Valdevez. O outro título reeditado, intitula- se O Pinto. Infância paixões e morte de um cacique eleitoral, narrativa de ficção sobre o grande proprietário e capitalista António Mimoso (1881 – 1953), da Casa Grande de Sá, freguesia limiana do mesmo nome.

Aos dois títulos foi acrescentado um novo: a recensão crítica das produções literárias do fidalgo Limianista e a vivência sociocultural limiana naqueles tempos, da autoria de sua neta, de José Cândido Martins e o autor destas linhas. Reunidos num estojo próprio, os três volumes totalizam mais meio milhar de páginas e a sua aquisição só era possível através de subscrição, limitada, num “sítio “da internet como anteriormente fôra anunciado.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tito Morais
Author: Tito MoraisEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.