Ígor Lopes revelou as potencialidades dos Açores em livro durante eventos no Brasil



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


“Açores em Cores” é o quarto livro autoral do jornalista e escritor luso-brasileiro Ígor Lopes. A obra, que foi apresentada no mês de outubro durante cinco dias nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, contou com grande participação do público que pode agora conhecer “as belezas, contornos e potencialidades” destas ilhas portuguesas. O livro, que leva o selo da editora “Present Celebration” e que contou com o apoio do Governo açoriano, por meio da Direção Regional das Comunidades, tem como objetivo “revelar detalhes que brasileiros, lusodescendentes e açordescendentes devem conhecer sobre o arquipélago”.

As cerimónias de apresentação da obra decorreram na Casa dos Açores do Rio de Janeiro (13 e 14 de outubro), na Casa dos Açores de São Paulo (15), na Casa de Portugal de São Paulo (16) e no espaço Labbing Santa Lúcia Coworking (21), em Belo Horizonte, com o apoio da Câmara Portuguesa de Comércio de Minas Gerais.

O autor convidou nomes de vulto da comunidade portuguesa no Brasil para falar sobre a obra, como a fadista Maria Alcina, o cônsul-adjunto de Portugal no Rio de Janeiro, João de Deus, o deputado eleito pelo círculo “Fora da Europa”, Paulo Porto, e o presidente-executivo da Câmara Portuguesa de Minas, Carlos Lopes.

No Rio de Janeiro, o dia 14 ficou marcado pela presença de autoridades vindas de Portugal, como a Secretária de Estados das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, e o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Sales, além do Embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, o Deputado Eleito pelo círculo “Fora da Europa”, Paulo Porto, o Cônsul-Geral de Portugal no Rio de Janeiro, Luís Gaspar da Silva, e o Cônsul-Adjunto de Portugal no Rio, João de Deus, bem como outras autoridades brasileiras, como a vereadora Teresa Bergher, o Secretário de Relações Internacionais de Macaé, Alexandre Cruz, presidentes de movimentos associativos portugueses, o presidente do Real Gabinete Português de Leitura do Rio, Francisco Gomes da Costa, e empresários portugueses e luso-brasileiros. Nas demais cidades, houve representação da diplomacia portuguesa nos eventos e de Manuel Magno, presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo.

“Estou muito feliz por ver o meu trabalho ser reconhecido e ter a aceitação do público. A literatura proporciona esse encontro, essa troca. Além dos meus trabalhos jornalísticos e das sinergias que proponho criar em torno da ligação Brasil-Portugal, é preciso avançar com novos projetos que mostrem que a luso-brasilidade está viva e recomenda-se”, disse Ígor Lopes, que aproveitou para agradecer o apoio recebido do público, as diversas mensagens de incentivo e o apoio logístico das Casas dos Açores do Rio e de São Paulo, da Casa de Portugal de São Paulo, da Câmara Portuguesa de Comércio de Minas Gerais, da Galtur, da Agência Incomparáveis, da Mutualista Covilhanense, da Câmara de Comércio da Região das Beiras, da Casa do Minho do Rio de Janeiro e da Obra Portuguesa de Assistência no Rio, entre outros.

Reconhecimento

Durante a passagem por São Paulo, Ígor Lopes recebeu das mãos do presidente da Sociedade Brasileira de Heráldica e Humanística, Dom Galdino Cocchiaro, no dia 15, a "Comenda da Ordem Nacional do Mérito do Empreendedor Visconde de Mauá", título oficializado como "Honraria Oficial do Município de Mauá" e pelo Governo da República do Brasil, através do Ministério da Educação e Cultura, com o apoio da Secretaria de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania do Governo de São Paulo. Nesta mesma oportunidade, o escritor foi ainda empossado como "Chanceler", com atuação internacional, “tendo como objetivo central atuar na aproximação entre Brasil e Portugal”.

Como forma de contributo, Renata Vieira da Motta, diretora executiva do Museu da Língua Portuguesa, com sede em São Paulo, parabenizou “o jornalista e escritor Ígor Lopes pela publicação do livro “Açores em Cores”, que apresenta de forma extensiva o arquipélago, fortalecendo as relações com os brasileiros, lusodescendentes e açordescendentes. Nesta nova etapa, o Museu apresenta uma nova instalação denominada “Nós da Língua”, que apresenta aos visitantes informações sobre os países que compartilham a língua portuguesa. É um chamado para a comunidade açoriana visitar o museu e, a partir do idioma que nos une, ampliarmos os diálogos e fortalecermos os nossos laços”.

Outras autoridades enviaram mensagens positivas ao autor, como o presidente do Governo Regional dos Açores, José Bolieiro, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, José Andrade, diretor regional das Comunidades, Flávio Martins, presidente do Conselho Permanente do Conselho das Comunidades Portuguesas, Carlos Fino, jornalista e correspondente internacional, Pedro Ramos, especialista em Gestão de Pessoas e ex-diretor de RH da TAP Air Portugal, João Morgado, escritor, Alcides Martins, membro do MPF do Brasil e diretor da Escola Superior do MP da União – Brasil, Adélio Amaro, escritor e autor do prefácio do livro "Açores em Cores", e Úrsula Corona, embaixadora e ativista da ONU e atriz luso-brasileira.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tony Da Silva
Author: Tony Da SilvaEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.